Ensino de História e América Latina
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino de História e América Latina por Autor "Brighenti, Clovis Antonio"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Educação escolar indígena e o Estado Novo(2019-12-12) Santos, Ellen Vieira dos; Brighenti, Clovis AntonioO artigo analisa o papel da educação escolar indígena oferecida dentro dos postos indígenas comandados pelo Serviço de Proteção aos Índios (SPI), na vigência do Estado Novo. Através de uma revisão bibliográfica, buscamos analisar como a educação e especialmente a educação escolar indígena foi usada como aparelho ideológico do governo, aliado à um discurso de proteção e assistência aos povos indígenas durante o governo do presidente Getúlio Vargas. Através de relatórios produzidos pelo SPI, entre os anos de 1941-1945, buscamos evidenciar como a instrução moral, o ensino cívico, e a promoção do nacionalismo foi reproduzida, também dentro dos postos indígenas, seguindo a ideologia do governo. Criado em 1910, seguindo uma orientação positivista, o Serviço tinha, inicialmente, como objetivo, a atração e possível incorporação lenta e gradual dos povos indígenas à sociedade nacional, através, sobretudo do trabalho no campo. Os postos indígenas comandados pelo SPI desenvolveram através do ensino, a função de “despertar” valores nacionalistas nas populações indígenas sob sua tutela. A partir de 1934, anos iniciais do governo de Getúlio Vargas, o órgão passa por uma reestruturação, deixando de integrar o Ministério da Agricultura e passando a integrar o Ministério da Guerra. Em consequência da conjuntura política do período, algumas mudanças foram feitas no órgão, entre elas, a criação de postos indígenas em áreas estratégicas do território, a fim de assegurar a proteção das fronteiras. Relatórios produzidos pela própria entidade nos dão mostras do ensino oferecido dentro dos postos e um panorama da política indigenista do período, colocando em evidência a promoção de valores morais entre os povos indígenas, com o intuito de integrá-los à sociedade, através de uma coerção socialItem Ensaio crítico sobre o ensino de histórias e culturas dos povos indígenas em centro municipal de educação infantil, do município de Foz do Iguaçu/PR(2019-12-11) Santos, Simone Rejane dos; Brighenti, Clovis AntonioComumente os professores da Educação Infantil realizam atividades sobre a temática indígena no dia 19 de abril, em comemoração ao “Dia do Índio”. Assim, entrevistamos 07 (sete) professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Celeste Sottomaior para averiguar suas experiências com o ensino da temática indígena, as divergências e/ou convergências de suas práticas no cotidiano escolar com a política-normativa e propostas pedagógicas. Analisou-se o conjunto das respostas dos entrevistados, que apontaram a insuficiência de incentivo da Secretaria Municipal da Educação à participação e oferta de cursos de treinamento e aperfeiçoamento profissional para o ensino da temática indígena.Item Hacia una Pedagogía Intercultural: Experiencia en Puerto Iguazú(2022) Aguirre, Febe Mariana; Brighenti, Clovis AntonioLa educación constituye una estrategia clave para resistir, nutrir y reivindicar la cultura. La educación constituye una herramienta de comunicación y transmisión que, a partir de perspectivas diversas, resulta en construcciones interculturales positivas, como también en relaciones de dominación e imposición. La modalidad Escuela Intercultural Bilingüe surge para incluir pueblos indígenas al sistema educativo formal argentino. Este trabajo propone identificar la relación intercultural presente en la Escuela B.O.P. n. °117, ubicada dentro de la comunidad Mbya guaraní Yryapu, en la ciudad de Puerto Iguazú, Misiones. Por medio de revisión bibliográfica y trabajo de campo, se busca conocer la legislación educativa vigente, entender las prácticas que ocurren en el espacio áulico y proponer una intervención pedagógica intercultural. La participación en la educación formal presenta críticas, oposiciones y problemas, pero así también, beneficios.Item Representações de José Gaspar Rodríguez de francia a partir do Manual Didático(2020-01-21) Leal, Osni Cesar da Luz; Brighenti, Clovis AntonioO artigo se propõe a analisar as representações de José Gaspar Rodríguez de Francia nos “manuais didáticos” de história na rede de ensino do Paraguai. O trabalho objetiva analisar a construção da sua imagem pública através das narrativas históricas em torno da sua pessoa nos manuais didáticos oficiais de história distribuídos pelo Ministério da Educação - (MEC) do Paraguai e em manuais de escolas privadas, manuais dos anos de 2005, 2010, 2016, 2017. Este trabalho se caracteriza como pesquisa qualitativa, tendo como metodologia a ser aplicada a análises em manuais didáticos de história do Paraguai, livros do ensino fundamental e médio