PIBID - Artigos científicos
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Navegando PIBID - Artigos científicos por Autor "Aguiar, Camila Ferreira"
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Item Estudo da inserção do laboratório didático nas aulas de física do ensino médio(Unila, 2014-10) Goulart, Janayna da Costa; Maciel, Juciane Aparecida; Aguiar, Camila Ferreira; Pinto, Angela Emília de AlmeidaA pesquisa apresentada insere-se no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. O objetivo do trabalho foi analisar possíveis mudanças na postura e aprendizagem dos estudantes do ensino médio frente à inserção de atividades de laboratório nas aulas de Física. A coleta de dados foi realizada através do preenchimento de roteiros, um para cada experimento, e das respostas a um questionário aberto inserido dentro do roteiro. Os resultados mostram que do primeiro para o segundo experimento, houveram melhoras tanto no posicionamento no laboratório, como no processo de desenvolvimento das atividades, que se deu de forma organizada, objetiva e concentrada. Foi possível perceber o aumento do interesse e da motivação dos estudantes pela realização dos experimentos, e um aumento no número de estudantes que conseguiram fazer alguma conexão entre o conteúdo visto em sala de aula e o experimento desenvolvido em laboratórioItem Inserção de jogos lúdicos no ensino de física(Unila, 2014-10) Pinto, Angela Emilia de Almeida; Aguiar, Camila Ferreira; Suckow, Erica Miranda; Rodrigues, Jean CarlosEste trabalho, desenvolvido no âmbito do PIBID de Física, financiado pela CAPES, teve como objetivos a inserção de atividades lúdicas em aulas de Física para o ensino médio. Foram observadas aulas de Física de uma turma de primeiro ano e, após a aplicação da primeira prova mostrar notas não tão satisfatórias, realizou-se uma aula de revisão do conteúdo sob a supervisão do grupo do PIBID. Posteriormente a essa atividade, aplicou-se o jogo de tabuleiro com questões de revisão para a prova de recuperação das notas sobre o conteúdo estudado. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes gosta de atividades diferentes durante as aulas. Os adolescentes necessitam cada vez mais de metodologias mais variadas na aprendizagem. Pelas respostas deles às questões, ficou claro a melhora no processo de aprendizagem dos conceitos trabalhados na prova, obtendo-se significativa melhora na avaliação de recuperação