Iniciação Científica da UNILA (IC)
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Navegando Iniciação Científica da UNILA (IC) por Autor "Aguero, Pedro José Granados"
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Item Aplicação da literatura na Biologia e Química(2012-06-05) Silva, Géssyca Fernanda da; Orlik, Yuri; Aguero, Pedro José GranadosO ensino de Biologia e Química são considerados uns dos mais difíceis pelos alunos, e os professores tem que fazer modificações para que haja o interesse da sala inteira e auxiliar os alunos que possuem mais di - ficuldades de aprendizagem. Com isso pode se fazer uso de vários instrumentos, tais como a interdiscipli - naridade, e a influência que ela pode ela pode ter no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na dis - sociação do conhecimento orientando uma nova produção de entendimento, adquirindo condições neces - sárias para uma qualidade de ensino melhor. A intenção desta primeira parte do projeto foi o levantamen - to de banco de dados a fim de juntar material que possam ser utilizados para em discursões interdiscipli - nar, discorrendo relações entre as Ciências e Literatura, em um contexto científico e literário realizando essas análises no poema. Trabalhando dessa forma interdisciplinar é possível estimular o raciocínio cog - nitivo na aprendizagem do conhecimento científico. Ao longo da pesquisa realizada em nossa iniciação científica, foram coletados diversos poemas e poesias de diversos autores talentosos, e nessa última apre - sentação vamos dar uma atenção especial a Pablo Neruda, um dos mais importante literário latino ameri - cano, com sua autenticidade de conhecimento do povo latino americano. Este foi um de vários poemas que foram analisados, podemos identificar que ele utilizada de vários meios de biologia e química, que são abordados em sala de aula, como o elemento químico e mineral, já na biologia, tem o solo, botânica e atmosfera. Esses temas que podem ser utilizados de meios interdisciplinares, para mostrar que é possível ter uma conexão entre as ciências e a literatura. Lembrando que esse processo de aprendizagem não deve substituir o ensino comum e sim auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e tornar uma aula mais descontraída e que chame a atenção dos alunos para a importância da interdisciplinaridade, e retirar este mito de que ciências e literatura não podem estar juntas.Item A utilização de poemas nas aulas de Ciências Naturais e Matemática(2012-06-05) Lima, Marciana Kotz de; Orlik, Yuri; Aguero, Pedro José GranadosA interdisciplinaridade no ensino tem sido recomendada nas mais recentes reformas educacionais. Numa tentativa de motivar esse diálogo, propomos a exploração de poemas referentes à Ciência, de forma inter - ligada, visando discutir o possível papel potencializador do texto literário na aprendizagem dos conteúdos científicos e vice-versa. Esta pesquisa pretende ser uma pequena contribuição para a integração entre dife - rentes disciplinas, em especial Física, Matemática e Literatura, demonstrando que a interdisciplinaridade pode auxiliar na construção do conhecimento, dando condição necessária para melhorar a qualidade do ensino, mediante a superação da fragmentação do conhecimento, e levar à formação global do homem. Entre os grandes poetas da América Latina, dos quais seus poemas possam ser utilizados em sala de aula, escolhemos Pablo Neruda (1904-73), este que foi um poeta, diplomata e líder comunista chileno, e seus poemas tratam de diversos temas, entre eles, o amor, a natureza e a exploração de indígenas. Vale frisar que tudo muda e se transforma, e a escola necessariamente inserida neste contexto, não pode fugir dessa responsabilidade, que é a de acompanhar a evolução deste novo tempo. E os poemas podem nos auxiliar como pontos de partida para discussões, tais como: Como funciona a Ciência? Quais as suas similarida - des ou diferenças com a arte? Quais os impactos do pensamento científico na cultura humana? Como os usos e abusos da Ciência e da tecnologia ameaçam a humanidade? Quais as limitações da Ciência como percebidas pelos poetas? Trabalhar poemas em aulas de Ciências Naturais, como Física, e de Matemática, faz com que o aluno desperte para um mundo sem os tabus e pré-conceitos de que ciência é somente para gênios ou que a poesia nada tem a ver com a ciência. Este método de ensino-aprendizagem possibilita a aproximação do ambiente escolar ao cotidiano do aluno. Toda e qualquer forma diferenciada de se abor - dar um assunto em sala de aula afeta diretamente o rendimento dos alunos, seja de maneira positiva ou não. E os poemas devem ser inseridos, neste meio, como impulsores nos trabalhos escolares.