Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES) por Autor "Araújo, Silvana Marques"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Artigos e Resumos publicados em revistas internacionais(2019-09-04) Radael, Weber Henrique; Araújo, Silvana Marques; Silva, Thiago Oliveira; Schiavi, Sandra Mara de Alencar; Verdu, Fabiane CortezKnight (2003) definiu internacionalização no ensino superior como um processo no qual se integra a dimensão internacional, intercultural ou global nos propósitos, funções e oferta no ensino. Deste modo, entende-se que a internacionalização precisa estar presente em todo o campus, na universidade como todo. Corroborando com o conceito de internacionalização abrangente de Hudzik (2011), no qual apresenta que a internacionalização abrangente afeta um amplo espectro de pessoas, políticas e programas, levando mudanças mais profundas na universidade.Item Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Formação no exterior(2019-09-04) Radael, Weber Henrique; Araújo, Silvana Marques; Silva, Thiago OliveiraA internacionalização do ensino superior pode ser interpretada e compreendida de diferentes formas, tais como: franquia da instituição de ensino em outros países; a mobilidade internacional dos discentes, docentes e colaboradores; interação entre docentes e discentes locais e estrangeiros (redes internacionais); projetos com parcerias internacionais e internacionalização do currículo mediante eventos internacionais (Knight, 2010). Entretanto, Robson (2017) apresenta a internacionalização em casa, no qual não é necessário a real locomoção para o exterior, isto é, realiza-se perante disciplinas ministradas em outros idiomas; cursos de línguas estrangeiras oferecido no campus da instituição; artigos submetidos para revistas internacionais; artigos com pares internacionais; disciplinas focadas em aspectos estrangeiros e outros.Item Análise do perfil da internacionalização da pós-graduação de uma universidade pública no Brasil: Nível da língua estrangeira dos docentes(2019-09-04) Radael, Weber Henrique; Araújo, Silvana Marques; Verdu, Fabiane Cortez; Schiavi, Sandra Mara de Alenca; Silva, Thiago OliveiraRobson (2017) argumenta que, se as universidades querem ser verdadeiramente internacionalizadas, elas precisam começar “em casa”, isto é, no seu próprio campus. Entende-se como internacionalização em casa o conjunto de atividades que não necessitam da mobilidade internacional em si, tais como: disciplinas ministradas em outros idiomas; cursos de línguas estrangeiras oferecido no campus da instituição; artigos submetidos para revistas internacionais; artigos com pares internacionais; disciplinas focadas em aspectos estrangeiros e outros (Robson, 2017). E ao se discutir este tema, inquietou-se como os docentes da pós-graduação estariam preparados para a alavancagem da internacionalização “em casa” de uma universidade. Para tanto, assume-se neste estudo que o primeiro passo para essa alavancagem seria o conhecimento das línguas estrangeiras por parte dos docentes.