Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES) por Autor "Amato, Laura Janaína Dias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Conhecimentos em Fluxo: um estudo sobre a presença de estudantes colombianos em universidade públicas brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior(2019-09-04) Durso, Fábio Cabral; Amato, Laura Janaína DiasA mobilidade internacional de estudantes é um dos aspectos relevantes que caracteriza as sociedades modernas, principalmente com fenômeno da globalização. Os estudos de mobilidade territorial não se limitam apenas em conhecer e analisar os movimentos no interior do país, como também resulta numa busca importante sobre o conhecimento deste tipo de mobilidade que transcende as fronteiras. Neste sentido, podemos perceber que uma certa mudança vem ocorrendo com a chegada de estudantes internacionais nas universidades brasileiras. Este aumento se deve sobretudo por um processo denominado de Internacionalização da Educação Superior. Jane Knight (2005), uma das principais especialistas no assunto, mostra que a definição do conceito geral da internacionalização da educação superior é estabelecida como um processo de integração do contexto internacional de investigação, de ensino e nas atribuições e serviços prestados pelas instituições de ensino superior. No entanto, este conceito envolve muitos outros fatores sociais, como por exemplo a interculturalidade e as políticas de integração para o fortalecimento da mobilidade estudantil e demais temas que serão discutidos ao longo do trabalho. O questionamento central que move este estudo é procurar entender e discutir quais são os principais eixos e o porquê deste movimento/fluxo de estudantes colombianos para algumas universidades brasileiras pelo processo de internacionalização da educação superior. Resultados preliminares desta pesquisa mostram que tais eixos podem variar desde o contexto da educação superior tanto do país de saída, no caso a Colômbia, até o país de chegada, no caso o Brasil. E paralelamente eixos relacionados a migração laboral e acadêmica que indicam, a priori, fatores relacionados a questões econômicas.