Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por Autor "Agranionih, Neila Tonin"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Futebol de botão: relato de experiência realizada na educação infantil(Unila, 2014-10) Bucciarelli, Tamara de la Macarena Moreiras; Silva, Tamyris Caroline da; Stankevecz, Pricila de Fátima; Agranionih, Neila ToninEste trabalho tem como tema escritas numéricas na Educação Infantil. Tem como objetivo relatar a sequência didática Futebol de Botão realizada com crianças de 4 e 5 anos do CEI – Pipa Encantada – Curitiba PR. As formas de registro produzidas pelas crianças foram identificadas conforme a manifestação de escritas numéricas categorizadas por Ocsana Danyluk na obra: “Alfabetização Matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil”. Foram elas: gesto, desenho ligado a forma de objeto, número e desenho do objeto, números espelhados e apenas por um número que indica a totalidade do objetoItem Noções de velocidade na educação infantil(Unila, 2014-10) Ricordi, Jéssica da Costa; Stratmam, Janaína Felício; Grebogi, Vanessa; Agranionih, Neila ToninO trabalho tem como objetivo relatar uma sequência didática realizada no CEI Pipa Encantada – Curitiba – PR, com crianças de três anos de uma turma de maternal. Tal sequência didática teve como objetivo oportunizar as crianças experiências com noções básicas de velocidade: lento e rápido. As crianças demonstraram ter algumas noções de lento e rápido e também compreender com rapidez estas noções a partir das situações propostas. A atividade com conhecimentos físicos na Educação Infantil é inovadora e foi uma experiência que agregou possibilidades e contribui na tanto na formação acadêmica dos bolsistas do PIBID quanto na formação continuada das professoras que supervisionam o trabalhoItem Projeto Pibid: jogo do ludo(Unila, 2014-10) Valle, Ana Paula do; Canalli, Kamylla; Paixão, Lucilene; Agranionih, Neila ToninEste artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo do Ludo, desenvolvida em uma turma de alunos de quatro e cinco anos no CMEI Nice Braga – Curitiba. A sequência didática foi planejada visando proporcionar o contato das crianças com situações de ordem e quantificação numérica. O trabalho desenvolvido permitiu perceber que as crianças nesta faixa etária já conhecem muito sobre estes temas e que ampliam esses conhecimentos quando trabalhados em situações lúdicas e problematizadorasItem Relato de experiência: a percepção de luz e sombra na educação infantil(Unila, 2014-10) Souza, Camille Cistina Witsmiszyn de; Schramme, Dulce Stela; Agranionih, Neila Tonin; Paixão, LucilenePercepção de luz e sombra na Educação Infantil foi o tema da sequência didática aqui relatada, realizada com o objetivo de conhecer e promover o desenvolvimento de hipóteses das crianças sobre luz e formação de sombras. Foi realizada em um CMEI em Curitiba, com crianças de 4 e 5 anos. As atividades incluíram contação de histórias, rodas de conversas, improvisação teatral, desenhos livres e elaboração de cartaz. Possibilitaram o levantamento das hipóteses iniciais das crianças, observação, experimentação e a construção de novos conhecimentos sobre o tema luz e sombra. Proporcionaram, também, verificar que temas relacionados aos conhecimentos físicos podem ser trabalhados na Educação Infantil. Pode-se constatar a importância do educador como orientador e, também, a importância de atividades sobre conhecimentos físicos que sejam instigantes e desafiadoras para as crianças