Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 6 de 6

Submissões Recentes

Item
Guidance guide on the Unified Health System for migrants, refugees, and stateless persons in Foz do Iguaçu
(2024) Fernández, Paula Daniela; Yonel Estavien; Santyl, Asmara Backerdwing; Edoard, Loudrige; Demosthene, Christella; Mitsunaga, Tauany; Silva, Victor Hugo Faria da
Item
Guia de orientação sobre o Sistema Único de Saúde
(2024) Fernández, Paula Daniela; Santyl, Asmara Backerdwing; Yonel Estavien; Santyl, Asmara Backerdwing; Edoard, Loudrige; Demosthene, Christella; Mitsunaga, Tauany; Silva, Victor Hugo Faria da
Na presente guia encontrarão informações referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços de saúde oferecidos na cidade de Foz do Iguaçu. A mesma faz parte das ações desenvolvidas no projeto “Promoção da Saúde do Imigrante: Um Enfoque Holístico”, coordenado pela Prof. Dra. Paula Fernández, e foi realizada com o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINT) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE/UNILA), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM-UNILA) e a Associação des Jeunes Haïtiens em Sciences de la Santé (AJHASS), para que vocês possam conhecer os serviços de saúde da cidade de uma forma fácil, e fazer uso deles em caso de precisarem. Dessa forma, terão acesso a informações relevantes sobre o SUS, como tramitar o cartão Nacional de Saúde, o fluxo de atendimento à saúde em Foz do Iguaçu, como receber assistência de rotina nos postos de saúde situados em diferentes locais da cidade, assim como procurar atendimento de emergência.
Item
Análise do acordo de integração comercial MERCOSUL-UE e os possíveis impactos na economia brasileira
(2024) Souza, Tamara Beninca de
Desde a redemocratização do Brasil, a atuação no campo da diplomacia, realizada por chefes de Estado, diplomatas e membros da equipe econômica governamental, tem se concentrado na promoção da integração sul-americana. Esse esforço resultou na formação do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e, a partir do ano 2000, o bloco começou a negociar um acordo comercial com a União Europeia (UE). O foco principal desta pesquisa é analisar os efeitos econômicos desse pacto entre o Mercosul e a UE. Os objetivos específicos incluem: 1) entender as fases de formação dos blocos econômicos; 2) investigar a criação e a estrutura político-econômica do Mercosul e da União Europeia; 3) estudar os principais produtos que se beneficiam da desoneração tarifária e seus impactos no desenvolvimento econômico do Mercosul. Este estudo é importante pois proporciona uma visão sobre os potenciais ganhos que a economia brasileira pode alcançar com a formalização do acordo. O método hipotético-dedutivo foi adotado para construir uma análise metódica e formular uma hipótese que responde ao problema inicial da pesquisa: quais são os potenciais benefícios para a economia brasileira resultantes do acordo Mercosul-UE? Para que o acordo seja plenamente ratificado, o governo brasileiro precisará adotar uma nova postura em relação a questões ambientais, trabalhistas, direitos indígenas e direitos humanos.
Item
Participación juvenil en la frontera Brasil (Foz de Iguazú) y Paraguay (Ciudad del Este) colectivos juveniles en post-pandemia 2021-2023
(2024) Amaya Sanchez, Andres Steven
Levando em conta que ao redor de 25% da população da tríplice fronteira são jovens, segundo (ISM-UNFPA, 2020), pensar em políticas públicas para este setor da população traria grandes benefícios para reduzir a desigualdade social e econômica, bem como, reforçar o protagonismo e a participação social para enfrentar os problemas sociais, ambientais e económicos da região. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar como ocorre a participação juvenil na fronteira: Brasil (Foz do Iguaçu) / Paraguai (Cidade do Leste), por meio do levantamento de demandas e práticas sociais de coletivos juvenis, como também de suas contribuições para a construção de políticas juvenis na fronteira. Dentre os objetivos específicos estão: compreender a categoria participação juvenil por meio de levantamento e análise de documentos bibliográficos com a temática de participação juvenil no cone sul, especialmente na tríplice fronteira; discutir os principais impactos e desafios que a pandemia trouxe para os coletivos juvenis na fronteira, tematizar a evolução histórica da política juvenil em Paraguai e Brasil. A metodologia utilizada para atingir os objetivos deste trabalho incluiu pesquisa bibliográfica/documental e trabalho de campo, que consistiu na gravação de um programa de rádio com três coletivos/as autônomos, conformados por jovens que realizam ações na fronteira. Representando esses coletivos juvenis da fronteira, foram entrevistadas: Tatiana Páez e Vanesa Serrano, participantes do Coletivo Colmena, Viviana Cardozo do Coletivo Kuña Poty (Cidade do Leste), Alejandro Guerrero e Jhony León, participantes do Coletivo Colombiano (Foz do Iguaçu). Por fim, foram analisados os dados coletados, tanto do trabalho de campo quanto do levantamento bibliográfico/documental, a fim de gerar algumas diretrizes para a formulação de políticas de juventude no marco da fronteira: Brasil (Foz do Iguaçu) / Paraguai (Cidade do Leste), bem como fortalecer as redes de cooperação latino-americanas baseadas nas experiências participativas de grupos autônomos no território fronteiriço.
Item
A Horta Comunitária do Cidade Nova: resistência e autonomia popular
(2024) Freire, Maria Clara Camargo
Este trabalho foi desenvolvido a partir da minha experiência ao participar dos processos de construção da Horta Comunitária do Cidade Nova, em diálogo com os demais integrantes desse espaço, resultando em um relato etnográfico. Parte-se do pressuposto de que as hortas comunitárias urbanas ocupam um ponto de tensão entre os desafios da urbanidade e a potencialidade do trabalho comunitário de cultivo de alimentos, constituindo-se assim, como uma força de resistência dentro da cidade. A pesquisa apresenta uma reflexão teórica a respeito de como a urbanidade molda a cotidianidade e a subjetividade dos sujeitos, seguida do relato etnográfico que explora aspectos estruturais do trabalho e das atividades desenvolvidas pela Horta Comunitária do Cidade Nova.