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Submissões Recentes
O papel do Brasil na governança climática global: contribuições e desafios nas negociações internacionais
(2024) Santos, Gabriela de Oliveira
Este artigo analisa o papel do Brasil na governança climática global, destacando suas contribuições e os desafios na implementação de compromissos ambientais. A pesquisa, baseada em revisão bibliográfica e análise documental, examina a evolução da política climática brasileira, sua participação em acordos internacionais e os obstáculos políticos e econômicos enfrentados. Apesar de seu papel estratégico, o Brasil lida com desafios como desmatamento e falta de coordenação governamental. O estudo sugere que o fortalecimento institucional, políticas de desmatamento zero e investimentos em energias renováveis são essenciais para consolidar sua liderança climática.
Potencialidades da consulta compartilhada de pré-natal na detecção de comorbidades masculinas: relato de caso
(2025) Sousa, Rebecca Urtiga
A dificuldade histórico/cultural enraizada que os homens enfrentam ao buscar serviços de saúde é um desafio complexo que afeta significativamente o bem-estar de muitos indivíduos. Atualmente, as principais barreiras nessa busca, são tempo incompatível com sua rotina de trabalho, inexistência de profissionais para suprir a demanda, ausência de incentivo à programas voltados especificamente para a saúde do homem, bem como ambientes adaptados para o atendimento além de ser voltado para o público feminino ou infantil e comunicação de profissionais com pacientes, sob esse viés estratégias são necessárias para suprir essa lacuna, onde uma delas, é a consulta de pré natal compartilhada com a esposa, portanto, o objetivo do presente relato de caso clínico foi descrever as potencialidades da consulta compartilhada de pré-natal na detecção de comorbidades masculinas de um paciente da Atenção Primária de Saúde em Foz do Iguaçu - Paraná. Como resultado, foi possível detectar no paciente em estudo as seguintes comorbidades: Diabetes do tipo II e dislipidemia. Conclui-se que, a consulta pré-natal compartilhada, além de eficaz na identificação de comorbidades no indivíduo em questão, promoveu um ambiente propício para a discussão aberta de questões relacionadas à saúde masculina, incentivando o protagonismo em sua própria saúde, servindo como porta de entrada para o sistema de saúde, o que evita complicações mais graves e custosas no futuro, reduzindo assim o custo sobre o sistema de saúde como um todo, além de não sobrecarregar os serviços especializados. Pesquisas futuras com amostragens maiores podem contribuir cientificamente, bem como acompanhamento / avaliação a longo prazo dos pacientes.
A proteção ambiental na República Dominicana e os desafios internacionais: o caso da Lei 64-00
(2024) Senra, Ataliba Couto
O presente estudo busca investigar, através da adoção da metodologia hermenêutica, os contextos históricos e jurídicos que inspiraram a criação e posterior promulgação da Lei 64-00 na República Dominicana. A República Dominicana é um país localizado no Caribe, ocupando cerca de dois terços da ilha de La Hispaniola, que compartilha com o Haiti. Conhecida por suas belas praias e natureza exuberante, a República Dominicana é um destino turístico bastante popular no mundo. A Lei 64-00 reflete a profunda preocupação do povo dominicano em garantir a proteção de um meio ambiente puro, seguro e equilibrado. O artigo segue o método histórico-dedutivo, fundamentado em uma base teórica, consolidada por meio da consulta a obras de relevância dos renomados juristas, como Santa Moreno, Marco Antonio Besares Escobar e Cirilo de Jesús Guzmán Sanchez entre outros mestres do direito dominicano. Além disso, o estudo realiza uma análise do conjunto de leis ambientais que integram o sistema jurídico dominicano. Simultaneamente, oferece uma visão abrangente sobre os conceitos, princípios e fundamentos que orientam a política ambiental do país. Ao final, o trabalho almeja destacar o comprometimento do povo dominicano em promover a preservação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, evidenciando a inquestionável importância da Lei 64-00 como um marco crucial na luta pela preservação ambiental e pelo equilíbrio ecológico na República Dominicana.
Resumen
El presente estudio busca investigar, mediante la adopción de la metodología hermenéutica, los contextos históricos y jurídicos que inspiraron la creación y posterior promulgación de la Ley 64-00 en la República Dominicana. La República Dominicana es un país ubicado en el Caribe, que ocupa alrededor de dos tercios de la isla de La Española, que comparte con Haití. Conocida por sus hermosas playas y naturaleza exuberante, la República Dominicana es un destino turístico muy popular en el mundo. La Ley 64-00 refleja la profunda preocupación del pueblo dominicano por garantizar la protección de un medio ambiente puro, seguro y equilibrado. El artículo sigue el método histórico-deductivo, fundamentado en una base teórica consolidada mediante la consulta de obras relevantes de renombrados juristas, como Santa Moreno, Marco Antonio Besares Escobar y Cirilo de Jesús GuzmánSanchez entre otros maestros del derecho dominicano. Además, el estudio realiza un análisis del conjunto de leyes ambientales que integran el sistema jurídico dominicano. Simultáneamente, ofrece una visión amplia sobre los conceptos, principios y fundamentos que orientan la política ambiental del país. Al final, el trabajo aspira a destacar el compromiso del pueblo dominicano en promover la preservación de un medio ambiente ecológicamente equilibrado, evidenciando la innegable importancia de la Ley 64-00 como un hito crucial en la lucha por la preservación ambiental y el equilibrio ecológico en la República Dominicana.
Militarização de escolas públicas no Estado do Paraná: uso corporativo do território e gentrificação escolar
(2025) Santos, Gabriel Acassio dos
Nos últimos anos, uma das características do Meio Técnico Científico Informacional foi adaptar infraestruturas ao pensamento único, de maneira a padronizar procedimentos e sistemas para seu uso corporativo. É neste contexto que o “Programa dos Colégios Cívico-Militares” do Estado do Paraná coaduna com as políticas de privatização da infraestrutura escolar, em especial sendo meio de organização e plataforma de preparação para programas que aprofundam ainda mais essa lógica, tal como os programas de escola de/com tempo integral. Essa estreita aproximação com políticas neoliberais para a educação é nesta pesquisa chamada de gentrificação escolar. Como resultado tem-se que o uso corporativo e a padronização promovem a negação de políticas de acesso à educação de qualidade e a incorporação de propostas corporativas estranhas à escola pública, aprofundando o uso seletivo do território e das desigualdades promovidas por parte do uso corporativo do território. Neste contexto, a escola é lida como parte de um sistema de engenharia escolar composto por fixos animados por fluxos, a comunidade escolar. Estaria a escola sendo um palco importante no espaço enquanto nova fronteira de especulação do capital a partir da combinação e diferenciação dos espaços desiguais ao passo que esta também pode ser diferenciada de outros espaços por meio de investimento ou não investimento? Seria a gentrificação escolar, tal qual a gentrificação urbana, essa nova fronteira? Buscando responder estas e outras perguntas, esta pesquisa teria em seu horizonte as últimas iniciativas no campo das políticas educacionais e a sua implementação em escolas regulares do Estado do Paraná. O que temos como hipótese é que estas geram mais um desinvestimento paulatino no fixo escolar e o aumento das desigualdades socioespaciais do que de fato ampliam o acesso a esta instituição.
Resumen
En los últimos años, una de las características del Entorno Técnico Científico Informacional ha sido adaptar las infraestructuras a un pensamiento único, con el fin de estandarizar procedimientos y sistemas de uso corporativo. Es en este contexto que el Programa de Colegios Cívico-Militares del Estado de Paraná está en consonancia con las políticas de privatización de la infraestructura escolar, especialmente como medio de organización y plataforma de preparación para programas que profundizan esta lógica, como los programas de escuelas de tiempo completo. Esta aproximación a las políticas educativas neoliberales se denomina en esta investigación gentrificación escolar. Como resultado, el uso corporativo y la estandarización promueven la negación de políticas de acceso a una educación de calidad y la incorporación de propuestas corporativas ajenas a la escuela pública, profundizando el uso selectivo del territorio y las desigualdades promovidas por el uso corporativo del territorio. En este contexto, la escuela es vista como parte de un sistema de ingeniería escolar compuesto por elementos fijos animados por flujos, la comunidad escolar. ¿Es la escuela un escenario importante del espacio como nueva frontera para la especulación del capital basada en la combinación y diferenciación de espacios desiguales, a la vez que puede diferenciarse de otros espacios mediante la inversión o la no inversión? ¿Es la gentrificación escolar, como la gentrificación urbana, esta nueva frontera? Para intentar responder a estas y otras
O espanhol no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e o seu espaço na perspectiva da integração regional
(2024) Alencar, Beatriz Aparecida
A língua espanhola tem vivenciado, recentemente, cenários desfavoráveis no Brasil: depois de um período áureo no início dos anos 2000, a língua foi gradativamente se apagando no ambiente escolar tanto nas esferas municipais, estaduais quanto federais. Apesar da busca por uma educação integral nos institutos federais de educação nota-se que esta invisibilidade da língua espanhola também não passa ilesa nessas escolas técnicas integradas. Neste sentido, este trabalho pretende trazer brevemente o histórico do ensino de língua espanhola no IFMS bem como iniciativas que buscam a manutenção do ensino ou da promoção de momentos que alertem para a importância da língua na instituição. Sendo assim, nosso objetivo principal é refletir sobre a necessidade da inclusão e da existência dessa língua nos cursos do IFMS, tendo em vista que a instituição está localizada na fronteira oeste, os anseios de integração regional já pensados pelo Mercosul e agora pela concretização da Rota Bioceânica. Para tanto, o estudo será estruturado a partir de pesquisa bibliográfica e documental e será composto por um tópico que tratará das concepções e do histórico da instituição e sobre a localização e os fatores econômicos sociais do espaço em que está implantada a instituição. Discutirá sobre como a língua espanhola tem sobrevivido na instituição desde a sua criação e busca refletir sobre a importância da inclusão e/ou manutenção do ensino dessa língua em uma região limítrofe com países que possuem a língua espanhola como oficial (Paraguai e Bolívia). Espera-se com este estudo, discutir sobre a importância da língua espanhola e do seu ensino e da relevância de ações que busquem a internacionalização e a cooperação institucional entre o IFMS e as instituições escolares de países vizinhos. Ações essas que poderão contar positivamente nos diferentes cenários econômicos, educacionais, regionais e sociais em que o IFMS venha a se inserir e contribuirá na formação de estudantes no que tange o caráter linguístico, profissional e social.
Resumen
El idioma español ha vivido, recientemente, circunstancias desfavorables no Brasil: luego de una época dorada que inició en el año 2000, el idioma fue desapareciendo paulatinamente en el ámbito escolar tanto a nivel municipal, estatal como federal. Pese a la búsqueda de una educación integral en los institutos educativos federales, se advierte que esa invisibilidad de la lengua española tampoco sale ilesa en las escuelas técnicas integradas. En este sentido, este trabajo pretende esbozar brevemente la historia de la enseñanza de la lengua española en IFMS como iniciativas que buscan mantener la enseñanza o promover momentos que nos alerten sobre la importancia de la lengua en la institución. Así, nuestro principal objetivo es reflexionar sobre la necesidad de inclusión y existencia del lenguaje en los cursos IFMS, considerando que la institución está ubicada en la frontera occidental, los anhelos de integración regional fueron diseñados para el Mercosur y ahora están en proceso de concretarse con la Ruta Bioceánica. Por lo tanto, el estudio se estructurará con base en investigaciones bibliográficas y documentales y constará de un tema que abordará las concepciones e historia de la institución y sobre la ubicación y factores socioeconómicos del espacio en el que se ubica la institución. Se discutirá cómo la lengua española ha sobrevivido en la institución desde su creación y se busca reflexionar sobre la importancia de incluir y/o mantener la enseñanza de esta lengua en una región limítrofe con países que tienen la lengua española como lengua oficial (Paraguay y Bolivia). Se espera que este estudio discuta la importancia de la lengua española y su enseñanza y la relevancia de acciones que busquen la internacionalización y la cooperación institucional entre los SIAF y las instituciones escolares de los países vecinos. Estas acciones podrían tener un impacto positivo en los diferentes escenarios económicos, educativos, regionales y sociales en los que se insertará el IFMS y contribuirán a la formación de los estudiantes en términos de aspectos lingüísticos, profesionales y sociales.