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Adesão ao tratamento em pacientes com hipertensão arterial sistêmica na atenção primária: uma revisão integrativa
(2025-12-12) Maleka, Elischa Martinaiz Mbizi
A hipertensão arterial sistêmica, comumente conhecida como pressão alta, é um problema que atinge muitas pessoas e pode trazer consequências sérias, principalmente cardiovasculares. Para controlar a pressão, é fundamental que a pessoa siga o tratamento adequadamente, tomando os medicamentos e adotando hábitos mais saudáveis. Neste trabalho, foram reunidos vários estudos para entender quais são as melhores estratégias usadas na atenção primária à saúde para ajudar quem tem pressão alta a se cuidar melhor. A busca se debruçou sobre bases de dados nacionais e internacionais, concentrando-se em publicações a partir de 2006 que abordassem intervenções voltadas à promoção da adesão ao tratamento. O que se revelou não foi apenas um corpo de evidências, mas um retrato social: o baixo letramento em saúde, as dificuldades de acesso aos serviços de saúde, os efeitos colaterais das medicações e a fragilidade nos vínculos com a equipe de saúde não são apenas barreiras técnicas, mas sintomas de um sistema que ainda carece de escuta, continuidade e cuidado contextualizado. Em contrapartida, o estudo também evidenciou horizontes promissores. Estratégias como ações educativas adaptadas às realidades locais, consultas de enfermagem com enfoque humanizado, o acompanhamento multiprofissional, o uso de tecnologias para monitoramento e, sobretudo, o fortalecimento dos laços entre paciente e equipe mostraram-se caminhos férteis para transformar o tratamento em uma relação de confiança, construída de forma colaborativa. Conclui-se, portanto, que enfrentar a baixa adesão ao tratamento da HAS exige mais do que a prescrição de medicamentos; exige compreensão das condições socioeconômicas e culturais do paciente. É necessário articular práticas clínicas eficazes com políticas de saúde pública.
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Quando o internacional é construído por mulheres negras: a centralidade de Edna Roland e as rupturas de Durban
(2025-12-12) Lima, Jeniffer Guimarães
Este trabalho analisa como o epistemicídio interseccional se manifesta no campo das Relações Internacionais e de que maneira a III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas (Durban, 2001) representou um marco de ruptura com a lógica de silenciamento e exclusão epistêmica. A pesquisa parte da constatação de que a disciplina das Relações Internacionais foi historicamente estruturada sobre os pilares da branquitude, do patriarcado e do capitalismo, que operam de forma interdependente na produção e na legitimação do conhecimento. A partir de uma abordagem interseccional e decolonial, o estudo busca compreender como esses vetores se materializam na diplomacia brasileira, em especial no Ministério das Relações Exteriores (MRE), analisando a ausência de protagonismo das mulheres negras e a forma como elas tensionam e reconfiguram os espaços de poder. O protagonismo de figuras como Edna Roland, na Conferência de Durban, evidencia o papel transformador da agência negra feminina na construção de uma política externa mais plural, inclusiva e comprometida com a justiça racial e de gênero. Conclui-se que romper com o epistemicídio interseccional exige reconhecer e legitimar as epistemologias produzidas a partir das margens, especialmente aquelas oriundas das mulheres negras latino-americanas, que propõem novas formas de pensar e fazer as Relações Internacionais. Resumen Este trabajo analiza cómo el epistemicidio interseccional se manifiesta en el campo de las Relaciones Internacionales y de qué manera la III Conferencia Mundial contra el Racismo, la Discriminación Racial, la Xenofobia y las Intolerancias Conexas (Durban, 2001) representó un hito de ruptura con la lógica de silenciación y exclusión epistémica. La investigación parte de la constatación de que la disciplina de las Relaciones Internacionales fue históricamente estructurada sobre los pilares de la blancura, el patriarcado y el capitalismo, que operan de forma interdependiente en la producción y legitimación del conocimiento. A partir de un enfoque interseccional y decolonial, el estudio busca comprender cómo estos vectores se materializan en la diplomacia brasileña, en especial en el Ministerio de Relaciones Exteriores (MRE), analizando la ausencia de protagonismo de las mujeres negras y la forma en que tensionan y reconfiguran los espacios de poder. El protagonismo de figuras como Edna Roland, en la Conferencia de Durban, evidencia el papel transformador de la agencia negra femenina en la construcción de una política exterior más plural, inclusiva y comprometida con la justicia racial y de género. Se concluye que romper con el epistemicidio interseccional exige reconocer y legitimar las epistemologías producidas desde los márgenes, especialmente aquellas oriundas de las mujeres negras latinoamericanas, que proponen nuevas formas de pensar y hacer las Relaciones Internacionales.
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Historias reveladas: una travesía a través de la historia oral de las mujeres en las periferias de Foz de Iguazú
(2025-12-12) Mejía Ramírez, Valentina
Na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, uma mudança significativa na visão de território foi a chegada da construção de Itaipu, em 1973. Isso gerou um lugar de exposição sobre a “história a ser contada” e sobre a “memória coletiva”, provocado pela necessidade de abordar as experiências de vida na perspectiva daqueles que vieram trabalhar na usina, no caso os Barrageiros; formando não só uma das maiores usinas hidrelétricas da América Latina, mas também famílias e uma nova comunidade na cidade de Foz. Consequentemente, as vozes das mulheres que antes habitavam a região foram marcadas pelo silêncio, pela violência e pela marginalização que se desenvolvia nas periferias e favelas. Com o surgimento de outros espaços multifacetados de “fala” na historiografia da comunidade, por meio da história oral, nos valemos de ideias de diversos contextos e focamos em novos depoimentos como ferramenta fundamental para a reconstrução das histórias da população. As narrativas das mulheres que falam de suas vidas nas periferias se abrem para o estudo como fonte privilegiada para remodelar a memória e a identidade social dos fatos históricos, especialmente aqueles relacionados a situações de construção de territórios, comunidades, espaços culturais e famílias vinculadas a histórias da história. Desse ponto de vista, é importante compreender o sentido, as formas, os processos e as limitações das histórias que foram transmitidas por mulheres que testemunharam e sobreviveram a múltiplas experiências. Em resumo, este estudo propõe uma visão crítica e complexa sobre os testemunhos de mulheres das periferias de Foz do Iguaçu. O objetivo é reconstruir suas histórias e colaborar, a partir de uma perspectiva externa, na construção da cidade, com base em suas experiências como mulheres que lutam por reconhecimento nos espaços urbanos. Resumen En la frontera entre Brasil, Paraguay y Argentina, un cambio significativo en la visión de territorio, fue la llegada de la construcción de Itaipú en 1973. Esto generó un lugar de exposición sobre la “historia que debe ser contada” y sobre la “memoria colectiva” causado por la necesidad de abordar las experiencias de vida desde la perspectiva de quiénes vinieron a trabajar a la usina, en este caso Los Barrageiros; formando no sólo una de las mayores hidroeléctricas de América Latina, sino también familias y comunidad nueva en la ciudad de Foz. En consecuencia, las voces de las mujeres que ya habitaban anteriormente la región, fueron marcadas por el silencio, la violencia y marginación que se iban desarrollando en las periferias. Con el surgimiento de otros espacios de “charlas” multifacéticas en la historiografía de la comunidad, por medio de la historia oral, nos nutrimos de ideas provenientes de diversos contextos, y centramos los nuevos testimonios, como una herramienta fundamental para reconstruir las historias de la población. Las narrativas de mujeres que hablan sobre sus vidas dentro de las periferias, se abren a un estudio, como una fuente preferida desde la cual se puede reformar la memoria y la identidad social de los eventos históricos, especialmente aquellos relacionados con situaciones de construcción de territorios, comunidades, espacios culturales y familias ligadas a historias dentro de la historia. Desde este punto de vista, es importante comprender el sentido, las maneras, los procesos y las limitaciones de las historias que han sido traspasadas por mujeres que fueron testigos y sobrevivientes de múltiples vivencias. En resumen, este estudio propone una crítica y compleja mirada sobre testimonios de mujeres de las periferias de Foz do Iguazú. La finalidad es reconstruir sus historias y colaborar, desde una perspectiva exterior, en la construcción de la ciudad, basándose en sus vivencias como mujeres que luchan por obtener reconocimiento en espacios urbanos.
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Movimientos sociales en el Perú: entre represión y nuevas formas de organización
(2025-12-12) Campos Carrasco, María Alexandra
Este trabalho analisa a atuação da mobilização juvenil, posteriormente denominada “Geração do Bicentenário”, desenvolvida no Peru durante os protestos de novembro de 2020. A pesquisa busca compreender quais foram os cenários e as razões que permitiram a participação maciça dos jovens, bem como o papel das redes sociais na sua organização. Foi adotada uma metodologia qualitativa de caráter teórico-documental, também conhecida como abordagem doutrinária. Nesse eixo, foi realizada uma revisão bibliográfica do tipo narrativo que reúne as contribuições de autores clássicos e contemporâneos que desenvolveram teorias sobre movimentos sociais, ação coletiva e transformação política, como Charles Tilly, Sidney Tarrow, Alberto Melucci e Manuel Castells, bem como pensadores latino-americanos como Martín Tanaka, Anahí Durand, Ángela Alonso e María da Glória Gohn, que contribuem para contextualizar a análise no quadro teórico e, dessa forma, abordar este caso, optou-se por dois quadros teóricos principais e uma breve análise de uma terceira teoria, a primeira sendo a teoria da oportunidade política (TOP), a segunda, a teoria da sociedade em rede (TSR) e, finalmente, a teoria dos novos movimentos sociais (TNMS). Complementarmente, foi aplicada uma análise de dados secundários, o que permite contrastar as descobertas com as teorias revisadas, fortalecendo a validade interpretativa do estudo e evidenciando como a combinação entre oportunidades políticas, identidade coletiva juvenil e uso de redes digitais possibilitou a consolidação de um novo repertório de ação coletiva juvenil no Peru contemporâneo. Mais do que identificar uma geração, a análise revela a construção de uma cultura política de vigilância e participação cidadã. A ação coletiva se consolida como um pilar central nesse processo, enquanto as redes sociais se constituem em ferramentas decisivas para habilitar, amplificar e sustentar a ação política em um contexto de crescente desconfiança em relação aos meios tradicionais. Resumen Este trabajo analiza la actuación de la movilización juvenil, denominada posteriormente como “Generación del Bicentenario”, desarrollada en el Perú durante las protestas de noviembre de 2020. La investigación busca comprender cuáles fueron los escenarios y razones previas que permitieron la masiva participación de jóvenes, así como el papel de la redes sociales en su organización. Se adoptó una metodología cualitativa de carácter teórico-documental, también conocida como enfoque doctrinal. En este eje fue realizada la revisión bibliográfica del tipo narrativa que reúne los aportes de autores clásicos y contemporáneos que han desarrollado teorías sobre los movimientos sociales, la acción colectiva y la transformación política, como Charles Tilly, Sidney Tarrow, Alberto Melucci y Manuel Castells, así como pensadores latinoamericanos como Martín Tanaka, Anahí Durand, Ángela Alonso y María da Glória Gohn, quienes contribuyen para contextualizar el análisis en el marco teórico y, de este modo abordar este caso, se optó por dos marcos teóricos principales, y un breve análisis de una tercera teoría, la primera la teoría de la oportunidad política (TOP), la segunda, la teoría de la sociedad en red (TSR) y finalmente la teoría de los nuevos movimientos sociales (TNMS). Complementariamente, se aplicó un análisis de datos secundarios, lo que permite contrastar los hallazgos con las teorías revisadas, fortaleciendo la validez interpretativa del estudio y evidenciando cómo la combinación entre las oportunidades políticas, la identidad colectiva juvenil y el uso de redes digitales posibilitó la consolidación de un nuevo repertorio de acción colectiva juvenil en el Perú contemporáneo. Más que identificar a una generación, el análisis revela la construcción de una cultura política de vigilancia y participación ciudadana. La acción colectiva se consolida como un pilar central en este proceso, mientras que las redes sociales se constituyen en herramientas decisivas para habilitar, amplificar y sostener la acción política en un contexto de creciente desconfianza hacia los medios tradicionales.
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Contribuições de um projeto de extensão no ensino de eletroquímica e consciência ambiental no ensino médio
(2025-12-09) Garizado, Jose Antonio Salgado
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como propósito analisar as contribuições do ensino de eletroquímica a partir da implementação de um projeto de extensão no Ensino Médio. A proposta surgiu da necessidade de aproximar a universidade da comunidade e de tornar o ensino de eletroquímica acessível e conectado à realidade dos estudantes, ao mesmo tempo em que promove a conscientização ambiental. O projeto de extensão “Universidade e Sociedade – O que a universidade pública pode oferecer aos estudantes – Eletroquímica ao alcance de toda a sociedade” foi realizado com turmas do 2º ano do ensino medio de uma escola pública da região da Tríplice Fronteira, envolvendo cerca de 120 estudantes, professores da escola, mestrandos e bolsistas de extensão da UNILA. As atividades foram desenvolvidas entre 2023 e 2024, combinando momentos teóricos e práticos, como a construção de pilhas a partir de frutas e materiais do cotidiano, experimentos de eletrólise da água, discussões sobre descarte de pilhas e baterias e ações de sensibilização ambiental. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, com base em dois questionários aplicados em anos consecutivos com diferentes turmas, observações de campo, registros fotográficos e relatos de participantes. Os dados coletados permitiram avaliar tanto a dimensão conceitual, referente à compreensão da eletroquímica, quanto a dimensão socioambiental, relacionada ao comportamento dos estudantes frente ao descarte de resíduos eletrônicos. Os resultados indicaram que, antes da intervenção, a maioria dos estudantes desconhecia as formas adequadas de descarte de pilhas e baterias, optando pelo lixo comum. Após as atividades, observou-se uma mudança nos hábitos, com maior utilização de pontos de coleta e reconhecimento dos riscos ambientais e à saúde associados ao descarte incorreto. Relatos qualitativos de alunos e professores confirmaram o impacto positivo da abordagem prática, destacando que os experimentos despertaram curiosidade, facilitaram a compreensão de conceitos e estimularam a participação ativa. A análise evidencia que o projeto cumpriu os objetivos. Além disso, destacou-se a relevância da universidade pública como agente transformador, capaz de articular teoria e prática, ciência e sociedade, escola e comunidade. Conclui-se que o projeto de extensão analisado contribuiu de forma efetiva para a formação científica, crítica e cidadã dos estudantes, ao mesmo tempo em que fortaleceu o diálogo entre universidade e escola. Contudo, ainda foram identificadas lacunas no entendimento sobre lixo eletrônico e reciclagem, apontando para a necessidade de ações contínuas. Recomenda-se, portanto, a continuidade de iniciativas como estas em outras escolas da região, de modo a consolidar os avanços alcançados e a incentivar práticas de educação científica e ambiental integradas e socialmente comprometidas. Resumen El presente Trabajo de Conclusión de Curso tuvo como objetivo analizar las contribuciones de la enseñanza de la electroquímica a partir de la implementación de un proyecto de extensión en la Educación Secundaria. La propuesta surgió de la necesidad de acercar la universidad a la comunidad y de hacer que la enseñanza de la electroquímica fuera accesible y estuviera conectada con la realidad de los estudiantes, al tiempo que se promovía la concienciación medioambiental. El proyecto de extensión “Universidade e Sociedade – O que a universidade pública pode oferecer aos estudantes – Eletroquímica ao alcance de toda a sociedade” se llevó a cabo con clases de segundo año de secundaria de una escuela pública de la región de la Triple Frontera, en el que participaron alrededor de 120 estudiantes, profesores de la escuela, estudiantes de maestría y becarios de extensión de la UNILA. Las actividades se desarrollaron entre 2023 y 2024, combinando momentos teóricos y prácticos, como la construcción de pilas a partir de frutas y materiales cotidianos, experimentos de electrólisis del agua, debates sobre el desecho de pilas y baterías y acciones de sensibilización ambiental. La investigación utilizó un enfoque cualitativo, basado en dos cuestionarios aplicados en años consecutivos con diferentes grupos, observaciones de campo, registros fotográficos e informes de los participantes. Los datos recopilados permitieron evaluar tanto la dimensión conceptual, relativa a la comprensión de la electroquímica, como la dimensión socioambiental, relacionada con el comportamiento de los estudiantes frente al desecho de residuos electrónicos. Los resultados indicaron que, antes de la intervención, la mayoría de los estudiantes desconocían las formas adecuadas de desechar pilas y baterías, optando por la basura común. Después de las actividades, se observó un cambio en los hábitos, con un mayor uso de los puntos de recolección y el reconocimiento de los riesgos ambientales y para la salud asociados con la eliminación incorrecta. Los relatos cualitativos de alumnos y profesores confirmaron el impacto positivo del enfoque práctico, destacando que los experimentos despertaron la curiosidad, facilitaron la comprensión de los conceptos y estimularon la participación activa. El análisis evidencia que el proyecto cumplió con los objetivos. Además, se destacó la importancia de la universidad pública como agente transformador, capaz de articular teoría y práctica, ciencia y sociedad, escuela y comunidad. Se concluye que el proyecto de extensión analizado contribuyó de manera efectiva a la formación científica, crítica y ciudadana de los estudiantes, al tiempo que fortaleció el diálogo entre la universidad y la escuela. Sin embargo, aún se identificaron lagunas en la comprensión sobre los residuos electrónicos y el reciclaje, lo que apunta a la necesidad de acciones continuas. Por lo tanto, se recomienda la continuidad de iniciativas como estas en otras escuelas de la región, a fin de consolidar los avances logrados e incentivar prácticas de educación científica y ambiental integradas y socialmente comprometidas.