Buscar
Mostrando ítems 1-10 de 11
Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa: séries finais do ensino fundamental e ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato
(Unila, 2014-10)
A finalidade deste trabalho é compartilhar a experiência da “Gincana Monteiro
Lobato – fase cultural e recreativa 6 ” realizada no Colégio Estadual Monteiro Lobato, Dois
Vizinhos, PR, dia 27 de agosto de 2014. Os objetivos ...
A importância de oficinas e jogos educacionais como instrumento de ensino da geografia: Um relado de experiências vivenciadas no PIBID
(2014-10)
O presente artigo faz parte de um relato de experiência de acadêmicas da licenciatura em
geografia, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da
Universidade Estadual de Ponta Grossa ...
A utilização dos jogos como recurso didático da matemática na sala de apoio
(2014-10)
Este artigo narra a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade
Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar uma turma de sala de apoio do
Colégio Estadual, da ...
A utilização dos jogos pedagógicos no ensino da geografia com alunos do 8o e 9o anos do ensino fundamental
(2014-10)
Este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência – PIBID/Geografia da Universidade Estadual do Centro – Oeste – UNICENTRO, Campus de Irati
– PR numa das escolas ...
O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
(Unila, 2014-10)
A tabela Periódica organizada e elaborada com características puramente visuais
como formato, distribuição, cor, símbolos, informações numéricas e propriedades com
seguimentos distintos, acaba por excluir de uma vez o ...
O ensino médio em foco: a utilização de jogos matemáticos, uma análise
(Unila, 2014-10)
Este trabalho relata uma experiência desenvolvida com o objetivo de avaliar as
potencialidades da utilização de jogos matemáticos no Ensino Médio. A experiência foi realizada em
duas turmas de 1a série de um Colégio da ...
Metodologias alternativas no ensino de Biologia: jogos interativos como ferramenta na biologia celular
(Unila, 2014-10)
A educação básica clássica, onde o aluno se encontra estagnado em sua carteira e professor
acentuado à lousa não é vista com tão bons olhos pelos apreciadores da educação ocidental. É
essencial compreender o contexto ...
Jogando bingo na oficina sífilis: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
(Unila, 2014-10)
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o Jogo Bingo junto a estudantes do
Ensino Médio. O jogo foi utilizado numa Oficina Temática relacionada às Doenças Sexualmente
Transmissíveis (DSTs), especificamente, ...
Futebol de botão: relato de experiência realizada na educação infantil
(Unila, 2014-10)
Este trabalho tem como tema escritas numéricas na Educação Infantil. Tem como objetivo
relatar a sequência didática Futebol de Botão realizada com crianças de 4 e 5 anos do CEI – Pipa
Encantada – Curitiba PR. As formas ...
Inserção de jogos lúdicos no ensino de física
(Unila, 2014-10)
Este trabalho, desenvolvido no âmbito do PIBID de Física, financiado pela CAPES, teve
como objetivos a inserção de atividades lúdicas em aulas de Física para o ensino médio. Foram
observadas aulas de Física de uma turma ...