O ensino médio em foco: a utilização de jogos matemáticos, uma análise
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Motyl, Bianca Cristina
Santos, Marcela dos
Lima, Laysa Adriely de
Nascimento, Maristel do
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho relata uma experiência desenvolvida com o objetivo de avaliar as
potencialidades da utilização de jogos matemáticos no Ensino Médio. A experiência foi realizada em
duas turmas de 1a série de um Colégio da Rede Estadual de Ensino no Paraná. Enquanto acadêmico
participante do PIBID/2014 pensou-se em uma metodologia de ensino significativa e de interesse dos
alunos. Desta forma, surgiu a ideia de desenvolver jogos matemáticos com resolução de problemas
abordando os conhecimentos básicos de matemática. Os resultados iniciais indicam que alunos do
ensino médio criam estratégias para resolver problemas, mas não conseguem resolve-los por
dificuldades nas operações básicas de matemáticas. Percebeu-se também que a utilização de jogos
mesmo para alunos do Ensino Médio, desenvolve autonomia, criatividade e o interesse nas aulas se
intensificam