Navegação PIBID - Artigos científicos por título
Itens para a visualização no momento 281-300 of 556
-
Incentivo a criação de uma consciência universitária em alunos do ensino médio de escolas públicas brasileiras
(Unila, 2014-10)Observando o atual cenário da educação brasileira, nota-se facilmente que existem problemas muito latentes em relação à estrutura e qualidade de ensino. Porém, um fator que é citado com menor frequência é a questão ... -
Indo além da discussão sobre direitos humanos: um relato de experiência do Pibid de ciências biológicas da PUCPR
(Unila, 2014-10)Este relato apresenta a vivência de bolsistas do PIBID de Ciências Biológicas da PUCPR num trabalho inicial sobre direitos humanos e dos animais. Inicialmente questionamos nossos alunos sobre o que eles entendiam e ... -
As influências do regime militar sobre o currículo escolar
(2014-10)Esta pesquisa é parte do projeto do PIBID historia da UEL que este ano teve como objetivo discutir a Ditadura militar em Londrina,e com os 50 anos do golpe militar de 1964 e a comissão da verdade criada pelo governo ... -
Influências nas ideias de estudantes do 5o ano do ensino fundamental sobre ciências
(Unila, 2014-10)O presente artigo apresenta e discute as ideias sobre ciências, expressas por meio de desenhos, de estudantes do 5o ano do ensino fundamental (EF) de uma escola da rede pública municipal da cidade Londrina – Paraná. ... -
Inglês com música e o desafio proposto pelo Pibid-Inglês da UENP: um panorâma
(Unila, 2014-10)O objetivo desta comunicação é partilhar a proposta do subprojeto PIBID LI, da UENP, no Campus de Cornélio Procópio. Todo o trabalho atende às normas de participação da CAPES e propõe, enquanto contribuição, o ensino de ... -
A iniciação a docência a partir da abordagem CTS
(2014-10)No contexto educacional, percebe-se o distanciamento entre a Universidade e a Escola, ou seja, o distanciamento entre a teoria acadêmica e a prática escolar, que se torna um obstáculo na formação de futuros professores. ... -
Iniciação a docência: um relato de experiência nas aulas de educação física sobre o jogo popular com elástico
(Unila, 2014-10)Construir uma relação entre os conhecimentos científicos e os saberes escolares proporciona ao acadêmico uma apropriação da realidade, para isso se faz necessário à permanência em contexto real, a escola. Essa participação ... -
Iniciação à docência: primeiras atividades desenvolvidas
(Unila, 2014-10)O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência do grupo de três discentes nos primeiros sete meses no projeto de Espanhol da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), do Programa Institucional de ... -
Iniciação científica no ensino médio: um relato de experiência de alunos do PIBID/PUCPR de ciências biológicas no Colégio Estadual Paulo Lemisnk
(Unila, 2014-10)Esse relato de experiência foi desenvolvido pelos alunos do PIBID/PUCPR de Ciências Biológicas, com o objetivo de verificar as percepções da professora orientadora e dos estudantes em relação aos projetos de iniciação ... -
A inserção das mídias sociais no processo de ensino
(2014-10)A Internet remodelou a forma que percebemos e interagimos com o mundo. Os softwares sociais, tais como, facebook, wikis e blogs redefiniram comportamentos e relações sociais. Contudo, esta ferramenta de comunicação, ... -
Inserção de jogos lúdicos no ensino de física
(Unila, 2014-10)Este trabalho, desenvolvido no âmbito do PIBID de Física, financiado pela CAPES, teve como objetivos a inserção de atividades lúdicas em aulas de Física para o ensino médio. Foram observadas aulas de Física de uma turma ... -
A integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino de matemática
(2014-10)O presente artigo aborda a importância do uso de novas tecnologias, mais precisamente o software GeoGebra, no processo de ensino da disciplina de Matemática. Com o objetivo identificar a visão de uma professora a respeito ... -
Intencionalidades da ciranda infantil sementes da esperança durante a 13°jornada de agroecologia
(Unila, 2014-10)O objetivo do presente texto é apresentar estudos e reflexões acerca da vivência pedagógica Ciranda Infantil durante a 13o Jornada de Agroecologia. Consideramos que essas vivências contribuem para o processo de formação ... -
Interculturalidade me foco: as (des) semelhanças entre culturas no ensino da língua inglesa
(Unila, 2014-10)O texto aqui apresentado demonstra direcionamentos usados na elaboração de um plano de aula da disciplina de Inglês no projeto PIBID, bem como a reflexão envolvida neste processo de construção. O texto também mostra como ... -
A interdisciplinaridade contra a reprodução da razão metonímica: o uso do Auto da Compadecida no ensino de pensamento social brasileiro
(2014-10)Este trabalho tem por objetivo, confrontar a teoria de Boaventura de Sousa Santos (2002), que propõe a sociologia das ausências como superação da razão metonímica, com a prática de ensino de Sociologia e Literatura, em ... -
Interdisciplinaridade e motivação na escola
(Unila, 2014-10)Esta comunicação tem o objetivo de demonstrar a importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas das licenciaturas em Português e Francês, visto que a interdisciplinaridade concretiza-se “na articulação das ... -
Interdisciplinaridade e pedagogia freinet: uma combinação possível
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto interdisciplinar desenvolvido no contexto do projeto PIBID Interdisciplinar da UEPG. O projeto fundamenta-se na pedagogia de Freinet, que é apresentada ao longo ... -
A interdisciplinaridade enquanto ação subjetiva: a importância da ação docente no processo ensino/aprendizagem
(2014-10)O presente texto vem apresentar uma reflexão acerca do papel desempenhado pela prática interdisciplinar. Considerando a interdisciplinaridade como ação do sujeito, traçaremos algumas considerações acerca das dificuldades ... -
Interdisciplinaridade na prática pedagógica
(Unila, 2014-10)O aluno bolsista/PIBID deve estar aberto ao desenvolvimento de novos conhecimentos para ser utilizado em sua futura docência. Visando esta intenção buscamos compreender o que é a interdisciplinaridade por meio de fontes ... -
A interdisciplinaridade no Colégio Estadual Newton Guimarães
(2014-10)A interdisciplinaridade é um processo de integração de disciplinas que possuem um objeto em comum. Dessa forma, este projeto foi realizado com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Newton Guimarães, ...