Interdisciplinaridade e pedagogia freinet: uma combinação possível
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Goulart, Marceli Behm
Nabozny, Rosimeire Bárbara
Silva, Janaina Freitas da
Hass, Andrea Siqueira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto interdisciplinar desenvolvido
no contexto do projeto PIBID Interdisciplinar da UEPG. O projeto fundamenta-se na pedagogia de
Freinet, que é apresentada ao longo do trabalho, bem como referências teóricas sobre
interdisciplinaridade. O projeto teve como temática o aparelho digestivo humano e foi planejado e
desenvolvido em duas turmas de 5a ano da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, em Ponta
Grossa. Como resultados deste projeto destaca-se a vivência da cooperação, da comunicação e
expressão livre e do tateamento experimental, propiciando às crianças o desenvolvimento da
autonomia, colocando-as como sujeitos no processo de aprendizagem e o professor como mediador
desta aprendizagem, bem como a necessidade de ampliação e aprofundamento da interdisciplinaridade
nos projetos futuros