Listar Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por título
Mostrando ítems 345-364 de 556
-
A observaçâo participante, como base para pensar projetos de intervençâo nas aulas de sociologia. um estudo de caso em Curitiba-PR
(2014-10)Entendendo a importância da observação participante para as atividades do PIBID. Este trabalho parte da observação afim de, refletir sobre as práticas docentes e os projetos de intervenção que podem ser desenvolvidos ... -
Observação do tempo sensível nas aulas do PIBID de geografia
(Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho é relatar de que forma o professor bolsista do PIBID pode instrumentalizar suas aulas de geografia, utilizando uma metodologia, útil, eficiente e barata. O assunto experimentado envolvia as ... -
Oficina de ginástica na escola: possibilidade de intervenção junto ao Colégio de Aplicaçao/PIBID
(Unila, 2014-10)O presente trabalho é fruto da intervenção pedagógica realizada na III Oficina de Ginástica organizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID e estudantes do 3o ano do curso ... -
Oficina sobre uso de imagens nas aulas de sociologia, um relato de experiência
(Unila, 2014-10)O presente trabalho é fruto das atividades programadas para 2014 do PIBID de Sociologia da UFPR. O calendário previa uma série de atividades e oficinas para compartilhar as experiências e conhecimentos entre, bolsistas, ... -
Oficina “Cine Afro”: o uso de filmes nas aulas de história e cultura Afro-Brasileira
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo relatar os resultados e experiências da oficina “Cine afro: o uso de filmes no ensino de História e cultura afro-brasileira e africana” desenvolvido pelos bolsistas do Projeto PIBID/História ... -
Um olhar acerca da diversidade cultural da sociedade e seu estudo no meio escolar
(Unila, 2014-10)O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o presente momento da sociedade no que tange a diversidade cultural e como este assunto é abordado no ensino escolar. Busca também compreender como o processo de ... -
Um olhar diferenciado para o lixo: relato de experiência
(Unila, 2014-10)A escola como espaço de educação formal tem papel fundamental no desenvolvimento de atividades de educação ambiental. Assim, o objetivo desse trabalho foi desenvolver atividades práticas contextualizadas ao ambiente ... -
Um olhar para a prática do ensino de africanidades através dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa
(Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho é identificar as africanidades (SILVA, 2005) que são abordadas nas aulas de língua portuguesa de uma escola estadual da cidade de Ponta Grossa. Este trabalho faz parte do Programa Institucional ... -
Um olhar sobre a produção escrita de alguns alunos em uma questão de matemática
(Unila, 2014-10)Este trabalho é uma breve análise da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Cascavel. A questão se constitui em um item da Prova internacional de Avaliação de estudantes – PISA, ... -
Um olhar sobre as dimensões da formação docente: identidade e profissionalização
(Unila, 2014-10)Este artigo apresenta as análises iniciais das atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, durante o ano de 2014 no Curso de Pedagogia no do Curso de Formação Docente em Nível ... -
Um olhar sobre o pibid/matemática no contexto da sala de aula
(Unila, 2014-10)Na inserção do PIBID/Matemática – UEPG nos Colégios Estaduais Professor Eugênio Malanski e Professor Becker e Silva, sitos na cidade de Ponta Grossa Paraná, observou-se que significativas mudanças estão ocorrendo no ... -
Olimpíada nacional de história do brasil e o ensino de história: uma análise da participação dos alunos da educação básica e bolsistas do PIBID
(Unila, 2014-10)O ensino de história pauta-se numa busca constante pela reflexão sobre a história e como os estudantes do Ensino Básico se relacionam com ela. Nesta perspectiva pretendemos analisar a construção do conhecimento histórico ... -
Para uma formação crítico-pedagógica: reflexões de um grupo de estudos sobre a natureza da ciência
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta a jornada de um grupo de estudos em História e Filosofia da Ciência no contexto do subprojeto PIBID de química. O relato é resultado de discussões e reflexões sobre a natureza da ciência, assim ... -
Paródias: uma estratégia para o ensino de química
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem como objetivo referir uma proposta diferenciada do ensino de química. Tendo em vista que a memorização de alguns conceitos das ciências por vezes é indispensável, foi utilizada uma metodologia no ... -
A “Partilha” do Colégio Estadual Do Campo Bom Jesus, Marmeleiro, PR: Troca de Sementes, II Feira do Conhecimento e DiVeRsIdAdE!
(2014-10)O presente trabalho busca valorizar a diversidade das variedades locais de sementes crioulas, a partir da troca que acontecerá no Colégio Estadual do Campo Bom Jesus, Marmeleiro, PR que atende educandos provenientes em ... -
Pensando a formação docente a partir da pesquisa documental: a experiência com o PIBID
(Unila, 2014-10)O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O objetivo do projeto é inserir os estudantes nas escolas de educação básica da rede pública de ensino, ... -
“Pensando liberdade e censura no brasil da ditadura civilmilitar e dos dias atuais – uma experiência no ensino de história”
(Unila, 2014-10)O Objetivo do presente trabalho é apresentar a atividade realizada pelo PIBID História 1 UFPR nos colégios Manoel Ribas e Dom Pedro II, ambos em Curitiba, sob coordenação da Profa. Dra. Karina KosickiBelotti e orientação ... -
Percepção de alunos sobre a presença de macacos-prego no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira
(Unila, 2014-10)Em Maringá/Paraná uma comunidade de macacos-prego, gênero Cebus, proveniente de um horto urbano abandonado localizado anexo a um colégio estadual, tem adentrado no recinto escolar. Com vista à Educação Ambiental, foi ... -
Percepções de uma ingressante da licenciatura durante experiência Pibid interdisciplinar
(Unila, 2014-10)O trabalho do professor em sala de aula é carregado de complexidade, e é nesse sentido que o PIBID assume sua primordial importância, uma vez que permite ao acadêmico uma experiência ímpar no processo de sua formação ... -
Percepções dos professores supervisores acerca do desenvolvimento do PIBID da UNIOESTE
(Unila, 2014-10)Este trabalho contempla um estudo com professores supervisores do PIBID/Unioeste no ano de 2013. O objetivo é elencar e discutir algumas das percepções acerca das contribuições e desafios enfrentados no desenvolvimento ...