Percepção de alunos sobre a presença de macacos-prego no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira

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Data

2014-10

Autores

Lopes, Renata de Fátima Nogueira
Frederico, Maria de Fátima Domingues
Fujii, Rosangela Araújo Xavier
Corazza, Maria Júlia

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Editor

Unila

Resumo

Em Maringá/Paraná uma comunidade de macacos-prego, gênero Cebus, proveniente de um horto urbano abandonado localizado anexo a um colégio estadual, tem adentrado no recinto escolar. Com vista à Educação Ambiental, foi desenvolvido por licenciandos do curso de Ciências Biológicas, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Maringá, um levantamento (via de questionário) junto a 150 alunos do Ensino Médio, relacionado à presença desse primata no colégio, alimentação antropogênica e interações ecológicas (transmissão de doenças, domesticação e aumento da população em função do excesso de alimentos). Os dados foram analisados segundo os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo, evidenciando que os estudantes compreendem a presença dos macacos no colégio como fator de risco à comunidade escolar, todavia, relacionam sua presença com a falta de alimento no horto

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Educação - ensino de biologia, Educação ambiental, Animais silvestres - ambiente urbano

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