Navegação Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por título
Itens para a visualização no momento 325-344 of 556
-
Memórias: um instrumento de coleta de dados no grupo PIBID-Química/UEL
(Unila, 2014-10)O trabalho trata-se de um recorte inicial de uma pesquisa mais ampla, em desenvolvimento no grupo PIBID-QUÍMICA/UEL. Buscando uma forma de registro e sistematização de informações para consultas posteriores, houve a ... -
Metodologias alternativas no ensino de Biologia: jogos interativos como ferramenta na biologia celular
(Unila, 2014-10)A educação básica clássica, onde o aluno se encontra estagnado em sua carteira e professor acentuado à lousa não é vista com tão bons olhos pelos apreciadores da educação ocidental. É essencial compreender o contexto ... -
Metodologias para o ensino de geografia: Uma Vivência do PIBID no Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória em Ponta Grossa-Pr
(Unila, 2014-10)Durante o ano de 2012 foram desenvolvidas ações no Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória – Ensino Fundamental e Médio, município de Ponta Grossa – PR, pelo PIBID/CAPES/UEPG - subprojeto de Geografia. Ao observar o uso ... -
Métodos de ensino teórico e prático: termoquímica e propriedades coligativas
(Unila, 2014-10)A Química no ensino médio tem se tornado um desafio tanto para os professores, quanto para os alunos, abstrair e compreender a química vai além do querer, é necessária a criação de métodos para que facilite a compreensão ... -
Minimalismo: pintura-suporte-espaço - o papel da arte na educação como possibilidade de transformar a percepção de si no espaço e do espaço em lugar
(Unila, 2014-10)O presente trabalho expõe as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-ARTE) no processo de formação estética e cidadã de alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual ... -
Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física
(Unila, 2014-10)O presente trabalho insere-se no âmbito do PIBID de Física de nossa instituição, financiado pela CAPES. O objetivo do trabalho foi realizar um estudo sobre o uso de laboratórios convencionais de Física versus laboratórios ... -
Modelo didático gênero fábula
(Unila, 2014-10)A nossa contribuição visa apresentar o modelo didático do gênero fábula, para a criação de uma sequência didática e apropriação do gênero pelos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Heitor Rocha ... -
Modelos didáticos como uma proposta no ensino de genética na aprendizagem do aluno
(Unila, 2014-10)O presente trabalho teve como principal objetivo apresentar a importância do uso dos modelos didáticos em sala de aula no ensino de Biologia a fim de sugerir como o educador pode fazer uso destes recursos para facilitar ... -
Mostra de cores: uma abordagem contextualizada
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta uma Mostra de Cores realizada no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco da cidade de Toledo/PR. A Mostra foi apresentada a 5 (cinco) turmas no Ensino Médio regular e de Formação Docente. Com ... -
Motivando a leitura: um percurso possível para o letramento literário
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa feita a partir do Subprojeto PIBID Letras-Português da Universidade Estadual de Maringá, no qual propomos várias ações para o letramento literário, sendo que, para ... -
Música e Geografia: dimensões do mundo para ressignificação do universo pessoal
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem o objetivo de apresentar a proposta em desenvolvimento no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid/UEL, Subprojeto Música. Trata-se de um projeto que busca a ... -
Música e gêneros musicais na teoria e na prática dentro da sala de aula: um relato de experiência
(Unila, 2014-10)O presente trabalho visa relatar minha experiência pessoal como bolsista PIBID Música sendo acadêmica da Universidade Estadual de Ponta Grossa, desde março de 2014 até o presente momento. O projeto revela-se de grande ... -
A música na educação básica: contribuições do projeto Pibid no Colégio Estadual João Bettega de Curitiba
(2014-10)Esse artigo consiste em uma reflexão dos bolsistas do Subprojeto de Música do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) sobre suas experiências com a ... -
Noções de velocidade na educação infantil
(Unila, 2014-10)O trabalho tem como objetivo relatar uma sequência didática realizada no CEI Pipa Encantada – Curitiba – PR, com crianças de três anos de uma turma de maternal. Tal sequência didática teve como objetivo oportunizar as ... -
Noções gerais sobre curso de conversação ofertado em escola pública através do PIBID
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem o intuito de apresentar o curso de conversação ofertado em uma escola pública da região central da cidade de Londrina para o desenvolvimento das habilidades orais em língua inglesa. O curso foi elaborado ... -
Noções sobre a teoria de vigotsky e observações sobre o professor como mediador: uma experiência vivenciada no PIBID
(Unila, 2014-10)Este texto tem por finalidade discutir sobre algumas ideias da teoria de Vigotsky acerca da formação de conceitos, bem como relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal pública do município de ... -
Notícias no Pibid: trabalhando o discurso midiático no ensino médio
(Unila, 2014-10)O trabalho aqui apresentado tem como objetivo relatar as nossas experiências através do projeto Resenha de Notícias desenvolvido pelo PIBID de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná em Toledo. ... -
Novas tecnologias da informação: o professor como mediador do conhecimento
(Unila, 2014-10)Este artigo tem como objetivo destacar a importância de projetos no PIBID 3 voltados para as novas tecnologias da educação e da informação como ferramentas importantes no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, ... -
As novas tecnologias educacionais no ensino de história: experiências com a metodologia Webquest
(2014-10)A proposta examina, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID, como o recurso tecnológico, mediado pelo professor, pode ser uma alternativa no processo de ensino- aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com ... -
Novos olhares para o mundo antigo: intervenções em sala de aula realizadas pela equipe Pibid história UENP
(Unila, 2014-10)A presente comunicação pretende esboçar algumas reflexões a partir das intervenções realizadas em turmas de Ensino Médio e Fundamental pela equipe PIBID/História-Uenp, com atividades referentes aos conteúdos de História ...