Um olhar sobre as dimensões da formação docente: identidade e profissionalização
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Silva, Alexia Raissa da
Catarino, Fátima Rodrigues Pereira
Assis, Ligia Lobo de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo apresenta as análises iniciais das atividades realizadas pelo Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, durante o ano de 2014 no Curso de Pedagogia no do
Curso de Formação Docente em Nível Médio. Utiliza-se como fontes informações obtidas através de
observações, diálogos e análise teórica sobre a especificidade do objeto de pesquisa. Discute-se em um
primeiro momento a caracterização da turma, seguindo da descrição e analise da prática pedagógica de
duas diferentes professoras e por fim a analise teórica de tais práticas em relação às dimensões da
formação docente pertinentes à identidade, profissionalização e a importância da relação teórico
prática nessa formação como fator determinante para uma prática docente que favoreça a
transformação das realidades educativas em âmbito dos sujeitos aprendizes e que ensinam