Listar por tema "Jogos educativos"
Mostrando ítems 1-14 de 14
-
A Brincadeira no desenvolvimento infantil
(Proex/Unila, 2017)O presente texto tem como objetivo dialogar a relação das brincadeiras infantis com a produção cultural construída entre pares e destes com os adultos. A metodologia utilizada pauta-se num estudo bibliográfico tendo como ... -
O ensino médio em foco: a utilização de jogos matemáticos, uma análise
(Unila, 2014-10)Este trabalho relata uma experiência desenvolvida com o objetivo de avaliar as potencialidades da utilização de jogos matemáticos no Ensino Médio. A experiência foi realizada em duas turmas de 1a série de um Colégio da ... -
Futebol de botão: relato de experiência realizada na educação infantil
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como tema escritas numéricas na Educação Infantil. Tem como objetivo relatar a sequência didática Futebol de Botão realizada com crianças de 4 e 5 anos do CEI – Pipa Encantada – Curitiba PR. As formas ... -
Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa: séries finais do ensino fundamental e ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato
(Unila, 2014-10)A finalidade deste trabalho é compartilhar a experiência da “Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa 6 ” realizada no Colégio Estadual Monteiro Lobato, Dois Vizinhos, PR, dia 27 de agosto de 2014. Os objetivos ... -
A importância de oficinas e jogos educacionais como instrumento de ensino da geografia: Um relado de experiências vivenciadas no PIBID
(2014-10)O presente artigo faz parte de um relato de experiência de acadêmicas da licenciatura em geografia, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa ... -
Inserção de jogos lúdicos no ensino de física
(Unila, 2014-10)Este trabalho, desenvolvido no âmbito do PIBID de Física, financiado pela CAPES, teve como objetivos a inserção de atividades lúdicas em aulas de Física para o ensino médio. Foram observadas aulas de Física de uma turma ... -
Jogando bingo na oficina sífilis: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o Jogo Bingo junto a estudantes do Ensino Médio. O jogo foi utilizado numa Oficina Temática relacionada às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), especificamente, ... -
Jogos Lógicos de Tabuleiro na escolas do campo
(Proex/Unila, 2017)O projeto de extensão Jogos Lógicos de Tabuleiro “LoBoGames” tem realizado atividades junto às Escolas do Campo que os educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal ... -
Metodologias alternativas no ensino de Biologia: jogos interativos como ferramenta na biologia celular
(Unila, 2014-10)A educação básica clássica, onde o aluno se encontra estagnado em sua carteira e professor acentuado à lousa não é vista com tão bons olhos pelos apreciadores da educação ocidental. É essencial compreender o contexto ... -
Oficina: Jogo da Sustentabilidade - uma produção didática para inserção da Educação Ambinetal nas Escolas
(Proex/Unila, 2017)A escola é a protagonista da inserção da educação ambiental nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica. Evidencia-se ainda que esta temática deve permear a formação inicial de futuros professores da ... -
PIBID nos anos iniciais e os jogos pedagógicos de ciências
(Unila, 2014-10)O trabalho apresenta relato das acadêmicas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá. O PIBID é um programa ligado à Coordenação de ... -
O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14
(Unila, 2014-10)A tabela Periódica organizada e elaborada com características puramente visuais como formato, distribuição, cor, símbolos, informações numéricas e propriedades com seguimentos distintos, acaba por excluir de uma vez o ... -
A utilização dos jogos como recurso didático da matemática na sala de apoio
(2014-10)Este artigo narra a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar uma turma de sala de apoio do Colégio Estadual, da ... -
A utilização dos jogos pedagógicos no ensino da geografia com alunos do 8o e 9o anos do ensino fundamental
(2014-10)Este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Geografia da Universidade Estadual do Centro – Oeste – UNICENTRO, Campus de Irati – PR numa das escolas ...