Oficina: Jogo da Sustentabilidade - uma produção didática para inserção da Educação Ambinetal nas Escolas
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Silva, Dileize Valeriano da
Borille, Josi Mariano
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A escola é a protagonista da inserção da educação ambiental nos
processos de ensino e aprendizagem na educação básica. Evidencia-se ainda que
esta temática deve permear a formação inicial de futuros professores da educação
básica propiciando vivências da prática docente através da elaboração de atividades
pedagógicas. O jogo da sustentabilidade, como uma atividade lúdica, foi
desenvolvido com o objetivo de sensibilização em relação a temática da educação
ambiental dentro de uma perspectiva que visa o cuidado, preservação e proteção da
natureza, estimulando a reflexão das atitudes socioambientais de cada participante.
O jogo é constituído basicamente por um tabuleiro e cartas. Esta atividade além de
ser uma possibilidade metodológica diferenciada para alunos e professores, pode
contribuir com a busca da ampliação da consciência ecológica, que deve ser
incessante em todos os níveis de ensino e de maneira interdisciplinar, construindo
assim alunos conscientes e professores em constante aperfeiçoamento e formação