Listar por título
Mostrando ítems 512-531 de 6896
-
Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses
(2019-12-10)Existem duas concepções que são muito importantes nas discussões atuais sobre ensino e aprendizagem histórica, a aprendizagem conceitual e a orientação histórica. Na primeira a aprendizagem é entendida como o desenvolvimento ... -
Aprendizagem Cooperativa e Inclusão Educacional: Projeto de Extensão Comunidades de aprendizagem no Pampa
(Proex/Unila, 2017)Este artigo compartilha experiência referente ao Projeto Comunidades de Aprendizagem no Pampa, aprovado pelo Edital PDA UNIPAMPA no 375/2016, em execução desde maio de 2017, que tem por objetivo contribuir com a ... -
Aprendizagem de física a partir da experimentação: uma experiência no ensino médio normal
(2014-10)Este trabalho traz reflexões acerca da elaboração e implementação de uma proposta didática para o ensino de Conservação de Energia Mecânica, numa Escola Estadual, turma do Curso de formação de Docentes para a Educação ... -
Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental
(Even3, 2018-01-15)Este artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, ... -
Aprendizagem Histórica e narrativas históricas de jovens estudantes sobre a Guerra do Paraguai: uma experiência PDE
(Even3, 2018-01-15)Este texto tem por objetivo apresentar as reflexões teóricas que fundamentam a implementação didático-pedagógica em fase de execução, de um trabalho de pesquisa do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Buscando ... -
Aprendizagem Histórica e o Programa Educativo Jóvenes y Memoria: Recordamos para el Futuro
(2022)Este trabalho pretende aproximar o processo de Aprendizagem Histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da Pedagogia da Memória empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: Recordamos para ... -
Aprendizagem Histórica e Pedagogia da Memória: Possíveis Diálogos a partir do Programa Educativo Jóvens y Memoria: Recordamos para el Futuro
(2023)Este trabalho pretende aproximar o processo de aprendizagem histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da pedagogia da memória, empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: recordamos para el ... -
Aprendizagem significativa do tema “fotossíntese” no ensino fundamental: um relato de experiência
(2014-10)Um dos principais problemas no ensino de ciências está no distanciamento do conteúdo teórico proposto pelo docente à realidade de vida do aluno. Como o tema da fotossíntese apresenta-se de forma abstrata e distante do ... -
A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
(2019-07-18)O presente trabalho traz os aspectos da disciplina Ciências no ensino Fundamental, evidenciando o papel da interdisciplinaridade na abordagem da aprendizagem significativa e sua aplicação em situações cotidianas dos alunos ... -
Aprendizaje autónoma y estratégica a travéz del TÁNDEM Portugués-Español
(SIEPE, 2019)Esta investigación tiene como objetivo identificar y analizar las estrategias de aprendizaje y de comunicación que se utilizan con mayor frecuencia por estudiantes de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana ... -
Apresentação da Equipe Ampera e da competição de Engenharia Fórmula SAE
(Proex/Unila, 2017)A Ampera Racing é uma equipe de competição composta por estudantes de diversos cursos de graduação, que representam a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participando da competição anual de engenharia Fórmula ... -
Apresentação número da Revista Brasileira de Iniciação Científica: editação especial UNILA
(Revista Brasileira de Iniciação Científica, 2018)Os artigos aqui reunidos foram selecionados com base na avaliação dos trabalhos apresentados no VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2017), que ... -
Apresentação Yo el Supremo (1974-2014)
(2014-12-03)Desejo começar lembrando as vozes secularmente esquecidas e aquelas que hoje aqui estão nestes Anais por aceitarem compor um conjunto em sua diferença, dando voz ao evento. É preciso começar por elas! Escutar os movimentos ... -
Aprimoramento da voz e da comunicação do professor universitário: a importância da saúde da voz, da postura e comunicação em sala de aula
(Proex/Unila, 2017)No contexto das universidades públicas brasileiras, é crescente a necessidade de promoção de ações institucionais de formação pedagógica e desenvolvimento profissional da docência universitária no que respeita à mobilização ... -
Aprimorando o raciocínio lógico por meio da resolução de problemas: uma proposta incentivadora para a OBMEP
(2014-10)A motivação para o presente trabalho nasceu das experiências realizadas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Subprojeto da Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste, desenvolvido ... -
Aprofundando saberes na educação de jovens e adultos: exercício de mediação intercultural
(2013-11-07)O presente texto apresenta a proposta de mediação intercultural exercitada através do Curso: Aprofundando saberes na Educação de Jovens e Adultos, coordenado pelo Grupo de pesquisa vinculado ao CNPq: Saberes Escolares e ... -
A apropriabilidade dos ativos estratégicos nas relações intersetoriais de produção
(2015-05)O presente ensaio utiliza o conceito de excedente econômico e a noção de cadeias de valor a fi m de localizar a infl uência de ativos tomados como estratégicos e propor a noção de deslocamento do excedente ao longo da ... -
Apropriación de saberes y prácticas campesinas: "El mito de la modernidad ante la organización comunitaria"
(2018-06-20)El presente trabajo tiene como finalidad investigar los diferentes diálogos de saberes a través de los pensamientos o también dichas “filosofías” de nuestras comunidades originarias, analizando sus procesos históricos de ... -
Apropriações Teóricas e suas implicações na Educação Infantil: as jornadas de formação continuada do FEIPAR Pé Vermelho
(Proex/Unila, 2017)Este trabalho tem como objetivo compartilhar dados do projeto de extensão intitulado: Apropriações Teóricas e suas implicações na Educação Infantil, protocolado na Proex da Universidade Estadual de Londrina. Como o projeto ... -
Aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos em Foz do Iguaçu
(2014-11-06)A quantidade de resíduos gerados em um país está correlacionada à evolução de sua população, ao nível de urbanização, ao poder de compra dos habitantes, entre outros muitos fatores. O Brasil é o quinto maior país em ...