Aprimoramento da voz e da comunicação do professor universitário: a importância da saúde da voz, da postura e comunicação em sala de aula
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos
Leite, Ana Paula Dassie
Siqueira, Larissa Thaís Donalonso
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No contexto das universidades públicas brasileiras, é crescente a necessidade de
promoção de ações institucionais de formação pedagógica e desenvolvimento
profissional da docência universitária no que respeita à mobilização dos saberes dos
professores tanto em início de carreira como os mais experientes. Diante disso, a
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) propôs o Programa
Institucional de Formação de Professores intitulado ENTREDOCENTES que iniciou
suas ações no ano de 2015 e que volta-se para a promoção de ações contínuas com
vistas à promoção do desenvolvimento pedagógico dos professores universitários
atuantes na universidade, tendo como público alvo os docentes em início de
carreira. O Programa desenvolve e acolhe projetos que tenham como perspectiva o
atendimento das necessidades dos professores universitários durante a sua prática
docente. Uma das ações de extensão desenvolvidas pelo Programa foi a oficina
"Aprimoramento da Voz e da Comunicação do Professor Universitário" em parceria
com o Departamento de Fonoaudiologia da Unicentro – Campus de Irati – PR, com o
objetivo de fornecer subsídios para o desenvolvimento de habilidades vocais e de
comunicação que favoreçam a sua atividade profissional, pois a comunicação
adequada e assertiva pode fazer total diferença na atuação do professor, no
processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, no seu sucesso
profissional. A oficina foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2016 (12h)
no Campus de Irati e em abril e maio de 2017 (16h) no Campus Santa Cruz em
Guarapuava. Os professores participantes avaliaram de forma extremamente
satisfatória este trabalho que proporcionou conhecimentos sobre a saúde da voz,
bem como a postura e a comunicação em sala de aula