Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2018-01-15Autor
Santos, Flávio Batista dos
Cainelli, Marlene Rosa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na
Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa
Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, 2011, 2012), Isabel Barca (2011),
Maria Auxiliadora Schmidt (2005, 2008), investigamos a forma de desenvolvimento do
ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos
na pesquisa, buscando compreender e p 1 erceber a utilidade da aula de História, bem como
relacioná-la à vida prática de cada um. Nesse sentido, analisamos como a histórica local pode
influenciar na formação de uma consciência pautada numa orientação temporal que
sustentasse uma interpretação do seu cotidiano. Tivemos como hipótese que o trabalho do
professor possibilitaria a produção de narrativas, as quais permitiriam verificar a constituição
do pensamento e compreensão histórica dos estudantes. Dentro da perspectiva da pesquisa
qualitativa e para responder a hipótese levantada utilizamos questionários com alunos do 6o e
9o Anos do Ensino Fundamental, além da produção de narrativas, com vistas à compreensão
dos saberes, significados e intencionalidades do Ensino de História do ponto de vista dos
estudantes. Como resultado da investigação observamos um processo de articulação do
pensamento histórico dos estudantes através das narrativas produzidas com predominância da
fragmentação na exposição dos acontecimentos com similaridade entre os modos de narrar a
história nacional em relação à história local