Memórias e narrativas femininas como manifesto feminista: uma análise de Garotas Mortas (2018) e Praia dos Ossos (2020).

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Data

2024

Autores

da Silva, Eliane

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Resumo

Este estudo tem como objetos de análise o livro Garotas Mortas (2018), da escritora argentina Selva Almada e o podcast Praia dos Ossos (2020), produzido e narrado pela podcaster brasileira Branca Vianna. Ambas as obras são classificadas como não ficcionais, e narram histórias de feminicídios ocorridos durante e após as ditaduras no Brasil e na Argentina nas décadas de 70 e 80. As duas narrativas são conduzidas pela reconstrução de memórias e testemunhos levantados pelas autoras durante um processo de investigação próprio, abordando questões relevantes sobre patriarcado e violência contra as mulheres, como feminicídio, culpabilização das vítimas e impunidade masculina. A metodologia de pesquisa adotada baseia-se na análise comparada entre as obras, considerando pontos de convergência nos temas abordados. Para fundamentar teoricamente essas discussões, foram utilizados os estudos sobre memória e testemunho de Michael Pollak (1989), Halbwachs (2004), Le Goff (1996), entre outros. O objetivo geral desta pesquisa é explicar como o pensamento feminista influenciou na formação da memória e das subjetividades políticas das mulheres brasileiras e argentinas, refletindo-se em suas produções narrativas. Para tanto, foram considerados estudos de teóricas feministas, como Rita Segato (2016), Dora Barrancos (2022), Michelle Perrot (2007), Rebecca Solnit (2017), entre outras. Como objetivos específicos, este estudo pretende demonstrar, por meio da análise das obras, como elas podem ser veículos do pensamento feminista, engajando as mulheres na luta contra a misoginia, enquadrando as narrativas de Almada e Vianna como manifestos feministas sob a perspectiva de Vanessa Bortulucce (2015).

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada.

Palavras-chave

Feminicídio; Memória e violência, Narrativas femininas; Manifesto feminista

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