Cíclico - Projeto de Bíblia de Série
Carregando...
Data
2026-02-24
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho apresenta a bíblia da série audiovisual Cíclico, que investiga a experiência subjetiva do tempo, a memória e a dualidade através de uma narrativa que articula não linearidade e multilinearidade. Inspirado em séries como Dark e Russian Doll, e fundamentado nas ideias de Henri Bergson, Gilles Deleuze, Paul Ricoeur, e Bordwell e Thompson, o projeto explora a arquitetura temporal como recurso narrativo estruturante. A trama acompanha o arqueólogo Dante em múltiplas linhas temporais geradas por suas escolhas, onde passado, presente e memória se entrelaçam, colocando em tensão em escolhas duais. O objetivo é apresentar como esses elementos teóricos se traduzem nas escolhas narrativas e estéticas de Cíclico, oferecendo uma experiência que demanda participação ativa do espectador na reconstrução dos eventos.
Resumen
Este trabajo presenta la biblia de la serie audiovisual Cíclico, que investiga la experiencia subjetiva del tiempo, la memoria y la dualidad a través de una narrativa que articula no linealidad y multilinealidad. Inspirada en series como Dark y Russian Doll, y fundamentada en las ideas de Henri Bergson, Gilles Deleuze, Paul Ricoeur y Bordwell y Thompson, el proyecto explora la arquitectura temporal como recurso narrativo estructurante. La trama acompaña al arqueólogo Dante en múltiples líneas temporales generadas por sus decisiones, donde pasado, presente y memoria se entrelazan, poniendo en tensión elecciones duales. El objetivo es mostrar cómo estos elementos teóricos se traducen en las decisiones narrativas y estéticas de Cíclico, ofreciendo una experiencia que demanda la participación activa del espectador en la reconstrucción de los acontecimientos.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.