METAHEURÍSTICAS APLICADAS PARA MINIMIZAÇÃO DE PERDAS TÉCNICAS EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO COM GERAÇÃO FOTOVOLTAICA E BATERIAS
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2026-02-02
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho buscou minimizar as perdas técnicas considerando dois sistemas de distribuição teste, IEEE 13 e 34 barras, em ambos sistemas foi considerando a integração de geração fotovoltaica e armazenamento de energia por baterias. Os modelos empregados foram representados no software OpenDSS, e os resultados exportados para o software Matlab, permitindo a geração de 32 e 74 cenários de incerteza para o sistema de 13 e 34 barras, respectivamente, por meio da técnica Two-Point Estimate Method. Aplicou-se duas metaheurísticas para otimização, (i) Algoritmo Genético e (ii) Grey Wolf Optimization, determinando o despacho ótimo da bateria que minimiza as perdas ao longo de um dia. Os resultados indicaram que, nos sistemas IEEE 13 e 34 barras, o algoritmo genético apresenta melhor desempenho no despacho de energia. Contudo, seu tempo de convergência foi aproximadamente 50% e 37% maior em comparação ao Grey Wolf Optimization. A redução de perdas, em relação ao sistema base sem geração distribuída, foi de cerca de 27% para o sistema IEEE 13 barras e 75% para o sistema IEEE 34 barras, demonstrando a melhoria do desempenho e eficiência dos sistemas de distribuição com geração distribuída e armazenamento de energia.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Energia.
Palavras-chave
Sistemas de distribuição, Algoritmo Genético, Grey Wolf Optimization, Two-Point Estimate Method, Geração distribuída.