Avaliação dos anabolizantes esteroidais à base de trembolona, testosterona, nandrolona, boldenona e drostanolona apreendidos pela Polícia Federal de Foz do Iguaçu – PR, por cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2025-07-31
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O uso de esteroides anabolizantes androgênicos (EAA) tem aumentado em todo o mundo. Esses derivados sintéticos da testosterona são substâncias popularmente conhecidas por seus efeitos anabólicos e androgênicos. São utilizados principalmente por indivíduos praticantes de atividades físicas que buscam aprimoramento estético e ganho de massa muscular. No entanto, devido à proibição dos EAA para fins estéticos, o mercado clandestino tornou-se uma alternativa para esses consumidores, embora seja amplamente reconhecido que esses produtos, em sua maioria, não estão em conformidade e representam sérios riscos à saúde. Neste estudo, foi validado um método utilizando cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-EM) para a quantificação simultânea de diversos ésteres de testosterona, drostanolona, boldenona, nandrolona e trembolona. Foram analisadas amostras de esteroides anabolizantes apreendidas pela Polícia Federal de Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil), na região da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), entre os períodos de 2019 a 2022 e 2024 a 2025. Os resultados revelaram que 100% das amostras apresentaram algum tipo de irregularidade na composição, na concentração da substância e/ou na rotulagem. Nas amostras, 68,8% (42) tiveram origem no Paraguai, destacando que a fronteira entre Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai) é uma das principais portas de entrada de produtos farmacêuticos irregulares no Brasil. As análises também demonstraram que 88,5% (54) das amostras continham concentrações inferiores do princípio ativo (P.A) do que o declarado e 4,9% (3) apresentaram valores superiores do P.A que o declarado. Além disso, foi visto que em 9,8% (6) amostras apresentaram P.A diferente do declarado e que em 4,9% (3) amostras nenhum P.A foi encontrado. O estudo evidencia a fragilidade do controle sanitário sobre essas substâncias e reforça os riscos associados à aquisição e uso de esteroides anabolizantes ilícitos.
Abstract
Descrição
Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Biociências, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciências.
Palavras-chave
CG-EM, medicamentos falsificados, anabolizantes, validação de método.
Citação
TYMUS, Viviane da Silva Leandro. 2025. Avaliação dos anabolizantes esteroidais à base de trembolona, testosterona, nandrolona, boldenona e drostanolona apreendidos pela Polícia Federal de Foz do Iguaçu – PR, por cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas. Orientadores: TOCI, Aline Theodoro. (orientadora); NASCIMENTO, Francisney Pinto do (coorientador). 74 f.. Dissertação (Mestrado) - PPG-BC (Programa de Pós-Graduação em Biociências), UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), Foz do Iguaçu.