O uso da gamificação na monitoria acadêmica: inovação pedagógica no ensino da Atenção Primária à Saúde

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-12-16

Autores

Oliveira, Yasmim Lisboa de
Nascimento, Sofia Soares do
Lopes, Anália Rosário
Mombelli, Monica Augusta

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A monitoria acadêmica constitui-se como uma estratégia consolidada de ensino, baseada na cooperação entre discentes. Nesse cenário, a gamificação surge como recurso pedagógico inovador ao inserir elementos de jogos no processo de aprendizagem. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência de uma acadêmica-monitora do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), no âmbito do Programa de Integração Ensino-Serviço-Comunidade II (PIESC II), que utilizou a gamificação como metodologia de apoio ao ensino. Entre março e maio de 2023, foram realizados cinco encontros semanais, com aplicação do jogo “Tabuleiro da APS”, elaborado pela monitora. A estratégia promoveu integração dos conteúdos de Atenção Primária à Saúde (APS), favorecendo aprendizagem significativa, engajamento e desenvolvimento de habilidades cognitivas, comunicativas e comportamentais. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas lúdicas fortalece a monitoria acadêmica, amplia a participação discente e contribui para a integralização do curso de graduação. Resumen La tutoría académica se constituye como una estrategia consolidada de enseñanza, basada en la cooperación entre estudiantes. En este escenario, la gamificación surge como un recurso pedagógico innovador al incorporar elementos de juegos en el proceso de aprendizaje. Este estudio tiene como objetivo relatar la experiencia de una estudiante-tutora del curso de Medicina de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA), en el marco del Programa de Integración Enseñanza-Servicio-Comunidad II (PIESC II), que utilizó la gamificación como metodología de apoyo a la enseñanza. Entre marzo y mayo de 2023, se realizaron cinco encuentros semanales, con la aplicación del juego “Tablero de la APS”, elaborado por la tutora. La estrategia promovió la integración de los contenidos de la Atención Primaria de la Salud (APS), favoreciendo el aprendizaje significativo, el compromiso y el desarrollo de habilidades cognitivas, comunicativas y conductuales. Se concluye que la utilización de metodologías activas lúdicas fortalece la tutoría académica, amplía la participación estudiantil y contribuye a la integralización de la formación de grado. Um espaço entre o resumo e palavras-chave.

Abstract

A monitoria acadêmica constitui-se como uma estratégia consolidada de ensino, baseada na cooperação entre discentes. Nesse cenário, a gamificação surge como recurso pedagógico inovador ao inserir elementos de jogos no processo de aprendizagem. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência de uma acadêmica-monitora do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), no âmbito do Programa de Integração Ensino-Serviço-Comunidade II (PIESC II), que utilizou a gamificação como metodologia de apoio ao ensino. Entre março e maio de 2023, foram realizados cinco encontros semanais, com aplicação do jogo “Tabuleiro da APS”, elaborado pela monitora. A estratégia promoveu integração dos conteúdos de Atenção Primária à Saúde (APS), favorecendo aprendizagem significativa, engajamento e desenvolvimento de habilidades cognitivas, comunicativas e comportamentais. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas lúdicas fortalece a monitoria acadêmica, amplia a participação discente e contribui para a integralização do curso de graduação. La tutoría académica se constituye como una estrategia consolidada de enseñanza, basada en la cooperación entre estudiantes. En este escenario, la gamificación surge como un recurso pedagógico innovador al incorporar elementos de juegos en el proceso de aprendizaje. Este estudio tiene como objetivo relatar la experiencia de una estudiante-tutora del curso de Medicina de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA), en el marco del Programa de Integración Enseñanza-Servicio-Comunidad II (PIESC II), que utilizó la gamificación como metodología de apoyo a la enseñanza. Entre marzo y mayo de 2023, se realizaron cinco encuentros semanales, con la aplicación del juego “Tablero de la APS”, elaborado por la tutora. La estrategia promovió la integración de los contenidos de la Atención Primaria de la Salud (APS), favoreciendo el aprendizaje significativo, el compromiso y el desarrollo de habilidades cognitivas, comunicativas y conductuales. Se concluye que la utilización de metodologías activas lúdicas fortalece la tutoría académica, amplía la participación estudiantil y contribuye a la integralización de la formación de grado. Um espaço entre o resumo e palavras-chave.

Descrição

Palavras-chave

monitoria , ensino médico, aprendizagem , games

Citação

Coleções