A Religião Natural dos Índios nas Representações Sociais, segundo Guamán Poma de Ayala

Imagem de Miniatura

Data

2013-07-03

Autores

Farias, Edson Alencar
Varella, Alexandre Camera

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O pouco que se conhece sobre a vida de Guam ́an Poma, s ̃ao dados autobiogr ́ a ficos extra ́ ıdos da sua obra. Um ind ́ ıgena que se considera de origem nobre, nascido em algum ano entre 1530 e 1540. Seu documento Nueva Cr ́onica y Buen Gobierno foi escrito para relatar `a Felipe III, o que estava acontecendo no Peru. Apesar de Guam ́an Poma ter nascido num contexto j ́ a colonial e de ter sido criado com base nos princ ́ ıpios crist ̃ aos cat ́olicos, ele n ̃ao perdeu de todo as suas ra ́ ızes ind ́ ıgenas e as reivindica todo momento em seus escritos.Analisaremos mais de perto a quest ̃ ao religiosa que estava presente naquele contexto, tanto nas pr ́aticas que aproximavam espanh ́ ois e ind ́ ıgenas, quanto nas que os distanciavam. Tais rela ̧c ̃oes eram refor ̧cadas por ar- gumentos que legitimavam suas a ̧c ̃oes. Guam ́an Poma constr ́ oi sua ret ́orica a partir da leitura de alguns cronistas e escritos religiosos a quem ele teve acesso. Num panorama em que todos precisavam ter suas vidas emendadas, a religi ̃ ao funcionaria como uma apaziguadora dos ˆ animos. H ́ a um esfor ̧co para aproximar a tradi ̧c ̃ao crist ̃ a das ind ́ ıgenas. Segundo seus relatos, os povos ind ́ ıgenas da Am ́erica seriam da descendˆencia de No ́e, oriundos da dispers ̃ao que houve ap ́os a destrui ̧c ̃ao da Torre de Babel. Outro dado bastante controverso na crˆonica de Guam ́an Poma e que ele apresenta como fato, ́e a visita de uma dos Ap ́ ostolos de Jesus nos Andes. Este seria S ̃ao Bartolomeu e sua visita ao Peru teria ocorrido por volta do ano 40 da era crist ̃ a, quando teria apresentado aos povos ind ́ ıgenas os fundamentos do cristianismo. Vale lembrar que um dos eixos centrais dos debates sobre a necessidade de evangelizar e a possibilidade ou n ̃ao de escravizar e mover guerra contra os ind ́ ıgenas, reivindicado por dominicanos e franciscanos, estava no fato destes possu ́ ırem intrinsecamente uma forma, ainda que rudimentar de religi ̃ao natural e que sua moral e senso de justi ̧ca provinham deste contato pr ́evio com a ”luz Divina”. Fato que teria facilitado o a apresenta ̧c ̃ao do cristianismo pelo Ap ́ ostolo Bartolomeu. J ́a no contexto colonial, a busca por encontrar nos tra ̧cos culturais ind ́ ıgenas e nas representa ̧c ̃ oes alguma racionalidade que fosse atribu ́ ıda a um contato com o sobrenatural em suas representa ̧c ̃oes religiosas, era fun- damental para assegurar um projeto de evangeliza ̧c ̃ao pela via da paz. Guam ́an Poma defende a tese de que a idolatria e outras pr ́aticas condenadas pelo cristianismo foram introduzidas nos Andes pelos Incas. Sua inten ̧c ̃ao era restabelecer a ordem das coisas no Peru como era antes, quando n ̃ ao havia idolatria, feiti ̧caria e outros argumentos, usados como justificativa para nova domina ̧c ̃ ao. Para isto, se ap ́oia no cristianismo para extirpar estes ”males”e retornar ao seu passado tradicional. Portanto, Religi ̃ao Natural aqui se encaixa como forma de prote ̧c ̃ao e justificativa nas rela ̧c ̃oes coloniais.

Descrição

Anais do II Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de História - 03/07/13 – 13h30 às 18h30 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 02 – Sala 03

Palavras-chave

Religião natura, Guamán Poma, Índios

Citação