A Religião Natural dos Índios nas Representações Sociais, segundo Guamán Poma de Ayala
Carregando...
Data
2013-07-03
Autores
Farias, Edson Alencar
Varella, Alexandre Camera
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O pouco que se conhece sobre a vida de Guam ́an Poma, s ̃ao dados autobiogr ́
a ficos extra ́ ıdos
da sua obra. Um ind ́ ıgena que se considera de origem nobre, nascido em algum ano entre 1530
e 1540. Seu documento Nueva Cr ́onica y Buen Gobierno foi escrito para relatar `a Felipe III, o
que estava acontecendo no Peru. Apesar de Guam ́an Poma ter nascido num contexto j ́
a colonial
e de ter sido criado com base nos princ ́ ıpios crist ̃
aos cat ́olicos, ele n ̃ao perdeu de todo as suas
ra ́ ızes ind ́ ıgenas e as reivindica todo momento em seus escritos.Analisaremos mais de perto a
quest ̃
ao religiosa que estava presente naquele contexto, tanto nas pr ́aticas que aproximavam
espanh ́
ois e ind ́ ıgenas, quanto nas que os distanciavam. Tais rela ̧c ̃oes eram refor ̧cadas por ar-
gumentos que legitimavam suas a ̧c ̃oes. Guam ́an Poma constr ́
oi sua ret ́orica a partir da leitura
de alguns cronistas e escritos religiosos a quem ele teve acesso. Num panorama em que todos
precisavam ter suas vidas emendadas, a religi ̃
ao funcionaria como uma apaziguadora dos ˆ
animos.
H ́
a um esfor ̧co para aproximar a tradi ̧c ̃ao crist ̃
a das ind ́ ıgenas. Segundo seus relatos, os povos
ind ́ ıgenas da Am ́erica seriam da descendˆencia de No ́e, oriundos da dispers ̃ao que houve ap ́os a
destrui ̧c ̃ao da Torre de Babel. Outro dado bastante controverso na crˆonica de Guam ́an Poma e
que ele apresenta como fato, ́e a visita de uma dos Ap ́
ostolos de Jesus nos Andes. Este seria S ̃ao
Bartolomeu e sua visita ao Peru teria ocorrido por volta do ano 40 da era crist ̃
a, quando teria
apresentado aos povos ind ́ ıgenas os fundamentos do cristianismo. Vale lembrar que um dos eixos
centrais dos debates sobre a necessidade de evangelizar e a possibilidade ou n ̃ao de escravizar e
mover guerra contra os ind ́ ıgenas, reivindicado por dominicanos e franciscanos, estava no fato
destes possu ́ ırem intrinsecamente uma forma, ainda que rudimentar de religi ̃ao natural e que
sua moral e senso de justi ̧ca provinham deste contato pr ́evio com a ”luz Divina”. Fato que teria
facilitado o a apresenta ̧c ̃ao do cristianismo pelo Ap ́
ostolo Bartolomeu. J ́a no contexto colonial,
a busca por encontrar nos tra ̧cos culturais ind ́ ıgenas e nas representa ̧c ̃
oes alguma racionalidade
que fosse atribu ́ ıda a um contato com o sobrenatural em suas representa ̧c ̃oes religiosas, era fun-
damental para assegurar um projeto de evangeliza ̧c ̃ao pela via da paz. Guam ́an Poma defende
a tese de que a idolatria e outras pr ́aticas condenadas pelo cristianismo foram introduzidas nos
Andes pelos Incas. Sua inten ̧c ̃ao era restabelecer a ordem das coisas no Peru como era antes,
quando n ̃
ao havia idolatria, feiti ̧caria e outros argumentos, usados como justificativa para nova
domina ̧c ̃
ao. Para isto, se ap ́oia no cristianismo para extirpar estes ”males”e retornar ao seu
passado tradicional. Portanto, Religi ̃ao Natural aqui se encaixa como forma de prote ̧c ̃ao e justificativa nas rela ̧c ̃oes coloniais.
Abstract
Descrição
Anais do II Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de História - 03/07/13 – 13h30 às 18h30 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 02 – Sala 03
Palavras-chave
Religião natura, Guamán Poma, Índios