Como a fauna de insetos tem sido abordada nos artigos de educação ambiental? Uma revisão sistemática da literatura
Carregando...
Data
2025-09-04
Autores
Silva, Luana dos Santos da
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
De geração em geração, falar sobre insetos sempre despertou sentimentos
negativos. A educação ambiental no ambiente formal de ensino surge com o intuito de reconstruir esse elo e, atividades teóricas e práticas envolvendo insetos conseguem instigar a curiosidade dos alunos para uma aprendizagem mais significativa, refletida na conscientização por meio do rompimento de paradigmas e na mudança de comportamentos. Este trabalho se propôs em analisar de que forma os insetos têm sido abordados em artigos publicados (no Brasil e também em outros países) voltados à educação ambiental no ambiente formal de educação, destacando sua relevância para ressignificar percepções e medos. Foram compilados 42 artigos que preenchiam os requisitos de possuir enfoque na educação ambiental, estar inseridos no ambiente escolar e utilizar os insetos como base didática. Esses artigos foram analisados comparativamente e salientou padrões de comportamentos e sentimentos que se homogeneizaram, independente do meio em que os projetos estavam inseridos. As principais dificuldades encontradas pelos autores no início do trabalho foram medo, concepção errada ao confundir os insetos com outros táxons, falta de interesse e formação do corpo docente, dentre outros. Revelou dificuldades enfrentadas mas também bons resultados como a redução do sentimento de medo, aumento do interesse dos alunos nas aulas de ciências, refletindo em uma aprendizagem significativa e desenvolvimento de atitudes sustentáveis, os quais evidenciou a importância de práticas voltadas ao tema, mostraram-se eficaz na construção de uma consciência ecológica especialmente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Resumen
De generación en generación, hablar de insectos siempre ha evocado sentimientos negativos. La educación ambiental en las escuelas busca reconstruir este vínculo, y las actividades teóricas y prácticas con insectos pueden despertar la curiosidad de los estudiantes por un aprendizaje más significativo, reflejado en la concienciación mediante cambios de paradigma y de comportamiento. La recopilación de artículos analizados comparativamente destacó patrones de comportamiento y sentimientos que se mantuvieron constantes, independientemente del contexto en el que se implementaron los proyectos. Reveló los desafíos enfrentados, pero también los resultados positivos, demostrando que las actividades prácticas resultaron más efectivas para fomentar la conciencia ecológica y el interés de los estudiantes, especialmente en educación infantil y primaria.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade.
Palavras-chave
educação ambiental, ambiente escolar, ecologia
Citação
Da Silva, Luana dos Santos. Como a fauna de insetos tem sido abordada nos artigos de educação ambiental? Uma revisão sistemática da literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade ) –Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2025.