As grandes empresas brasileiras nas obras da IIRSA: potencialidades e problemas

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Data

2013-07-03

Autores

Brás, Thiago de Queiroz
Borges, Fábio
Dulci, Tereza Maria Spyer

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Resumo

Em curso desde 2000 na Am ́erica do Sul os projetos da Integra ̧c ̃ ao da Infraestrutura Regio- nal Sul-americana (IIRSA) somados `as pretens ̃oes de aproxima ̧c ̃ ao declaradas pela nova gest ̃ ao brasileira em 2003, para com os seus vizinhos sul-americanos, representaram a amplia ̧c ̃ao dos fluxos comerciais e de investimentos produtivos entre estes nos pr ́oximos anos. Observa-se que o super ́avit brasileiro na Am ́erica do Sul passou de 2,5 bilh ̃ oes em 2003 para US$ 7,9 bilh ̃ oes em 2009 (MRE, 2009). Al ́em do com ́ercio, o Brasil passou a consolidar na regi ̃ao um processo de internacionaliza ̧c ̃ao empresarial, onde os investimentos ganharam for ̧ca no mesmo per ́ ıodo. Segundo relat ́orio produzido pela Funda ̧c ̃ao Dom Cabral, entre 2008 e 2009 o n ́ umero de novas contrata ̧c ̃oes pelas transnacionais brasileiras foram de 45.000, o que representa a relevˆancia des- tes atores na atividade econˆomica, al ́em de indicar o seu crescimento apesar da crise econˆomica mundial deflagrada em 2008. O Brasil tem liberado volumosas quantias de investimentos diretos nesses pa ́ ıses por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econˆomico e Social (BNDES) e Banco do Brasil (BB ? PROEX) para desenvolver obras de infraestrutura f ́ ısica na regi ̃ao nas ́ areas de transportes, energia e telecomunica ̧c ̃ oes, sendo que a condi ̧c ̃ ao para libera ̧c ̃ ao dos investimentos ́e de que a contrata ̧c ̃ao seja de empresas brasileiras que, por sua vez, importam insumos de empresas nacionais. Dessa forma, o poder de financiamento do Brasil permite ` a ele colaborar na promo ̧c ̃ao e expans ̃ao das companhias. Em referˆencia a integra ̧c ̃ ao da infraestru- tura regional o banco tamb ́em est ́a dando passos significativos para o avan ̧co das empreiteiras brasileiras nos pa ́ ızes vizinhos. As construtoras Andrade Gutierrez (AG), Camargo Correa (CC), Norberto Odebrecht (NO) e OAS tˆem se beneficiado amplamente do sistema de cr ́editos para a integra ̧c ̃ ao f ́ ısica e das Parcerias P ́ ublico-Privadas estabelecidadas para sua execu ̧c ̃ ao. No forne- cimento de materiais e insumos, supracitados, est ̃ao a cargo das gigantes do mercado Embraer, Alstom, Confab e Mercedez-Benz do Brasil (MRE, 2009). Portanto, estando o BNDES repre- sentando o Estado frente as empresas transnacionais brasileiras, observamos que alguns avan ̧cos ao desenvolvimento regional, como o Banco do Sul, encontrou dificuldades no Brasil, j ́a que o maior emprestador favorece o grande empresariado brasileiro. Ampliar a interdependˆencia e aproximar-se dos vizinhos requer mais do que vontade pol ́ ıtica. Segundo alguns olhares, como de Sean Burges, ́e necess ́ario casar a ̧c ̃oes concretas e atrair interesses de empres ́arios e socie- dade civil na coopera ̧c ̃ao regional. Nesse ponto notamos um grande aporte em investimentos brasileiros na regi ̃ao, a construtora Norberto Odebrecht por exemplo, tem desempenhado um papel significativo nos acordos t ́ecnicos com universidades da regi ̃ao, principalmente Venezuela- nas e Peruanas. Apesar dos problemas antigos, preocupa ̧c ̃oes com projetos sociais, contrata ̧c ̃oes externas v ̃ao entrando na pauta das empresas ao longo dos anos 2000 e 2010, proporcionando ganhos m ́ utuos e fomentando a integra ̧c ̃ ao regional.

Abstract

Descrição

Anais do II Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Relações Internacionais II - 03/07/13 – 13h30 às 18h30 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 01 – Sala 03

Palavras-chave

América do Sul, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Financiamento, Infraestrutura, Integração

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