Genes que contribuem para o potencial biológico da resiliência psicológica em crianças e adolescentes: uma revisão integrativa

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Data

2025-07-29

Autores

Fernandes, Lucas Henrique

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Resumo

A resiliência pode ser definida como a capacidade de se adaptar com sucesso a desafios e adversidades significativas que ameaçam o funcionamento, a viabilidade ou o desenvolvimento de um indivíduo. É um fenômeno multifacetado que envolve não apenas fatores psicológicos e de traço, mas também indicadores físicos e biológicos, particularmente fatores genéticos e epigenéticos. Esta revisão tem como objetivo investigar genes específicos que contribuem para a base biológica da resiliência psicológica, com foco particular em estudos que envolvem crianças e adolescentes. Buscamos estudos que examinam um ou mais dos seguintes genes específicos que podem contribuir para o potencial biológico para a resiliência psicológica: SLC6A4, DRD4, BDNF, CRHR1, OXTR, RGS2, NR3C1 e FKBP5 . Dos genes identificados em nossa busca, apenas dois preencheram os critérios de inclusão e exclusão: OXTR e NR3C1 . Os genes restantes foram excluídos devido a questões relacionadas à população estudada ou ao desenho do estudo. No entanto, analisamos os resultados dos estudos incluídos em relação à infância. Apesar de uma clara associação entre esses genes, estresse ou eventos traumáticos e a resiliência psicológica, há uma notável falta de estudos focados em crianças. Em geral, os genes incluídos nesta revisão estão associados a fenótipos psiquiátricos, particularmente aqueles relacionados a transtornos relacionados ao estresse. Além disso, esses genes são significativamente influenciados por interações gene-ambiente, que modificam sua expressão e afetam como os indivíduos se comportam na vida diária. Resumen La resiliencia puede definirse como la capacidad de adaptarse con éxito a desafíos y adversidades significativas que amenazan el funcionamiento, la viabilidad o el desarrollo de un individuo. Es un fenómeno multifacético que involucra no solo factores psicológicos y de rasgo, sino también indicadores físicos y biológicos, particularmente factores genéticos y epigenéticos. Esta revisión tiene como objetivo investigar genes específicos que contribuyen a la base biológica de la resiliencia psicológica, con un enfoque particular en estudios que involucran a niños y adolescentes. Se buscaron estudios que examinaran uno o más de los siguientes genes específicos que pueden contribuir al potencial biológico de la resiliencia psicológica: SLC6A4, DRD4, BDNF, CRHR1, OXTR, RGS2, NR3C1 y FKBP5. De los genes identificados en nuestra búsqueda, solo dos cumplieron con los criterios de inclusión y exclusión: OXTR y NR3C1. Los genes restantes fueron excluidos debido a problemas relacionados con la población estudiada o el diseño del estudio. Sin embargo, se analizaron los resultados de los estudios incluidos en relación con la infancia. A pesar de una clara asociación entre estos genes, el estrés o los eventos traumáticos y la resiliencia psicológica, existe una notable falta de estudios centrados en niños. En general, los genes incluidos en esta revisión están asociados con fenotipos psiquiátricos, particularmente aquellos relacionados con trastornos vinculados al estrés. Además, estos genes están significativamente influenciados por interacciones gen-ambiente, que modifican su expresión y afectan el comportamiento de los individuos en la vida diaria.

Abstract

Resilience can be defined as the ability to successfully adapt to significant challenges and adversities that threaten an individual's functioning, viability, or development. It is a multifaceted phenomenon involving not only psychological and trait factors but also physical and biological indicators, particularly genetic and epigenetic factors. This review aims to investigate specific genes contributing to the biological basis of psychological resilience, with a particular focus on studies involving children and adolescents. We searched for studies examining one or more of the following specific genes that may contribute to the biological potential for psychological resilience: SLC6A4, DRD4, BDNF, CRHR1, OXTR, RGS2, NR3C1 and FKBP5. Of the genes identified in our search, only two met the inclusion and exclusion criteria: OXTR and NR3C1. The remaining genes were excluded due to issues related to the population studied or the study design. Nonetheless, we analysed the outcomes of the included studies in relation to childhood. Despite a clear association between these genes, stress or traumatic events, and psychological resilience, there is a notable lack of studies focused on children. Overall, the genes included in this review are associated with psychiatric phenotypes, particularly those related to stress-related disorders. Furthermore, these genes are significantly influenced by gene-environment interactions, which modify their expression and affect how individuals behave in daily life.

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Palavras-chave

resiliência (traço da personalidade), genes, genética do comportamento, infância

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