Migração e infância: aspectos sociais, linguísticos e culturais na educação fronteiriça

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-07-22

Autores

Leon, Jesus Alberto
Amatos, Laura Janaina Dias

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e oportunidades enfrentados por crianças migrantes em escolas municipais de Foz do Iguaçu, com base em dados coletados durante a pesquisa "Migração e Infância: Aspectos Sociais, Linguísticos e Culturais na Educação Fronteiriça". A pesquisa foi realizada em três escolas municipais: Arnaldo Isidoro de Lima, Ponte da Amizade e Professora Elenice Milhorança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com diretores, observações pedagógicas, observações do recreio e grupos focais com alunos e professores. Os resultados indicam que a barreira linguística é o principal desafio enfrentado pelas crianças migrantes, mas também se destaca a importância de um ambiente escolar acolhedor e inclusivo para a adaptação desses estudantes. O artigo conclui com recomendações para melhorar a inclusão de crianças migrantes nas escolas, como a necessidade de formação docente e a valorização da diversidade cultura

Abstract

This article aims to analyze the challenges and opportunities faced by migrant children in municipal schools in Foz do Iguaçu, based on data collected during the research study "Migration and Childhood: Social, Linguistic, and Cultural Aspects in Borderland Education." The research was conducted in three municipal schools: Arnaldo Isidoro de Lima, Ponte da Amizade, and Professora Elenice Milhorança. Data were collected through interviews with school principals, pedagogical observations, recess observations, and focus groups with students and teachers. The results indicate that the language barrier is the main challenge faced by migrant children, but they also highlight the importance of a welcoming and inclusive school environment for the adaptation of these students. The article concludes with recommendations to improve the inclusion of migrant children in schools, such as the need for teacher training and the appreciation of cultural diversity.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.

Palavras-chave

crianças, migrantes, inclusão escolar, educação

Citação