Avaliação dos fatores associados com depressão entre professores de Universidade Federal da Integração Latino-Americana
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Data
2025-04-22
Autores
Belis, Carlos Henrique
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Resumo
Os docentes universitários pelas mudanças do trabalho têm sido colocados em posição de vulnerabilidade com aumento de cargas de trabalho e instabilidade laboral que contribuem para adoecimento tanto físico como mental. Avaliar a depressão e Ansiedade entre professores universitários e sua associação com outras covariáveis. Foi realizado estudo transversal entre dezembro de 2023 e agosto de 2024 entre professores universitários. Sendo utilizados os instrumentos PHQ-9 e GAD-7 para medir depressão e ansiedade respetivamente e o HSE-T que mede medir o estresse relacionado a organização do Trabalho. Calculamos as proporções e porcentagens das variáveis categóricas e as medidas de tendencia central e de dispersão para as variáveis contínuas. Compararemos os grupos das variáveis categóricas com os testes de qui-quadrado e exato de Fisher; para as medias com o teste t-student. Para avaliar os fatores associados a depressão realizamos regressão logística. Dos 418 docentes da instituição só responderam 115 tendo-se uma adesão ao estudo de 27,5%. Os docentes tem idade média de 47,10 (8,9) anos; são principalmente homens (53,9%), brasileiros (82,6%), de raça/cor branca (70,4%), com estado civil casados/união estável (60,9%), renda média per capita 7426 (4419) reais, e de alto nível de escolaridade (92,2% doutores). A média no PHQ-9 foi de 5,74 ( }4,61) e no GAD-7 de 6,39 ( }4,56) pontos; encontrando-se proporções de depressão de 52,2% e de ansiedade 62,6%. Entre os fatores psicossociais relacionados ao trabalho associados com depressão encontramos as relações com a chefia, o controle, as caraterísticas do cargo e a mudanças. Em relação a ansiedade, a depressão aumenta fortemente a chance, enquanto os relacionamentos no trabalho são fatores protetores. Os níveis de depressão e ansiedade dos docentes são superiores aos da população geral tendo associação entre os dois e o tipo de organização de trabalho; devendo-se criar métodos de proteção da saúde mental deste grupo para evitar danos maiores e até perdidas de vidas.
Resumen
Debido a los cambios en el trabajo, los profesores universitarios se han visto colocados en una posición vulnerable con mayores cargas de trabajo e inestabilidad laboral que contribuyen a enfermedades tanto físicas como mentales. Evaluar la depresión y la ansiedad en profesores universitarios y su asociación con otras covariables. Se realizó un estudio transversal entre diciembre de 2023 y agosto de 2024 entre professores universitarios. Los instrumentos PHQ-9 y GAD-7 se utilizan para medir la depresión y la
ansiedad respectivamente y el HSE-T que mide el estrés relacionado con la organización del trabajo. Calculamos las proporciones y porcentajes de las variables categóricas y las medidas de tendencia central y dispersión para las variables continuas. Compararemos los grupos de variables categóricas utilizando las pruebas de chi-cuadrado y exacta de Fisher; para las medias con la prueba t de Student. Para evaluar los factores asociados a la depresión, realizamos una regresión logística. Resultados: De los 418 docentes de la institución, sólo respondieron 115, resultando en una participación del 27,5% en el estudio. Los docentes tienen una edad media de 47,10 (8,9) años; Son predominantemente hombres (53,9%), brasileños (82,6%), de raza blanca/de color (70,4%), con estado civil casado/unión estable (60,9%), renta per cápita media 7426 (4419) reales, y con alto nivel de escolaridad (92,2% médicos). La puntuación media del PHQ-9 fue de 5,74 (±4,61) y la puntuación media del GAD-7 fue de 6,39 (±4,56) puntos; encontrando proporciones de depresión de 52,2% y ansiedad de 62,6%. Entre los factores psicosociales laborales asociados a la depresión encontramos relaciones con la dirección, el control, las características del trabajo y los cambios. Respecto a la ansiedad, la depresión aumenta fuertemente el riesgo, mientras que las relaciones en el trabajo son factores protectores. Los niveles de depresión y ansiedad de los docentes son superiores a los de la población general, existiendo una asociación entre ambos y el tipo de organización del trabajo; Se deben crear métodos para proteger la salud mental de este grupo para evitar daños mayores e incluso pérdidas de vidas.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Saúde Coletiva.
Palavras-chave
professores universitários, depressão, ansiedade, saúde mental