Relatório de estágio de docência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-04-04

Autores

Deitos, Miguel Bruch

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi inaugurada em 2010 na cidade de Foz do Iguaçu, região Oeste do Estado do Paraná. Instaurada como uma Universidade Federal com vocação para a integração da América-Latina, a UNILA acolhe alunos das mais diversas nacionalidades e oferta uma gama de oportunidades em cursos de nível superior. Nesse contexto, foi aprovado em 2014 pela mesma Instituição de Ensino Superior, o Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) buscando formar pessoal capacitado, professores e pesquisadores, que se debrucem sobre a diversidade das manifestações literárias da América-Latina através de reflexões comparatistas desenvolvidas na área da Linguística e Literatura. Para conceder o título de Mestre em Literatura Comparada exige-se do pós-graduando a realização do Estágio de Docência em curso de graduação da área de perfil de avaliação do curso pela CAPES ou na disciplina de Fundamentos da América Latina, pertencente ao ciclo comum de estudos da UNILA. Além disso, o Estágio de Docência também é demandado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aos bolsistas da categoria Demanda Social (CAPES/DS). Portanto, entende-se que além do estágio ser compatível com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado, suas atividades também devem integrar-se a pesquisa desenvolvida e contemplada pelo referido programa de bolsas. O estágio vem contribuir para a aproximação do mestrando ao ambiente e atividades da docência, reflexionando sobre as ações pedagógicas necessárias ao processo formativo do Ensino Superior. Assim, durante o semestre 2023.2, iniciado em 20 de novembro de 2023 e finalizado em 22 de abril de 2024, conduzi meu Estágio de Docência na disciplina de Fundamentos da América Latina II, vinculada à graduação em Administração Pública e Políticas Públicas da UNILA. Ao longo do período ministrei três aulas, respectivamente sobre fotografia, cinema e literatura na América Latina e Caribe. Além disso, assisti e auxiliei na condução das demais aulas e atividades planejadas juntamente aos alunos. O plano de atividades foi desenvolvido em parceria com a docente responsável pela disciplina, a Doutora Renata Peixoto de Oliveira, que adota diversificadas metodologias de ensino em sala de aula.

Abstract

Descrição

O relatório de estágio de docência aqui apresentado é documento técnico apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da UNILA como parte dos requisitos para titulação de Mestre. O relatório detalha a experiência de docência na disciplina "Fundamentos da América Latina II", ofertada no curso de Administração Pública e Políticas Públicas durante o semestre 2023.2, e apresenta as temáticas das aulas sobre pesquisa interdisciplinar envolvendo fotografia, cinema e literatura na América Latina e Caribe. Além de registrar as atividades realizadas, o relatório explora reflexões sobre os desafios e a relevância pedagógica dessa prática, destacando seu papel no processo de formação de pesquisadores críticos e culturalmente engajados.

Palavras-chave

docência, América Latina, estudo e ensino (estágio), literatura

Citação

DEITOS, Miguel Bruch. Relatório de Estágio de Docência. Foz do Iguaçu: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), 2024. DOI 10.13140/RG.2.2.31075.26408. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/search?spc.page=1&f.author=Deitos,%20Miguel%20Bruch,equals&spc.sf=dc.date.accessioned&spc.sd=DESC. Acesso em: 4 abr. 2025.