Disciplina ou repressão? Uma análise das denúncias de violências nas escolas cívico-militares do Paraná (2020-2024)

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Data

2025-04-01

Autores

Brunório, Gabriel Cesar

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Resumo

Este trabalho analisa criticamente a implementação do modelo de escolas cívico-militares no Brasil, com foco nas denúncias de violência e repressão relatadas por estudantes. O estudo parte de uma abordagem mista, combinando dados quantitativos das denúncias registradas oficialmente pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) e pelo Sindicato dos Professores e Funcionários de Escolas do Paraná (APP-Sindicato), com uma análise qualitativa baseada em relatos e revisão bibliográfica. Os resultados indicam que, ao contrário do discurso oficial que promove essas escolas como espaços de maior segurança e disciplina, há um aumento expressivo de denúncias envolvendo abusos físicos, psicológicos, verbais e sexuais. A militarização do ambiente escolar, em vez de solucionar problemas de indisciplina, fomenta um ambiente de medo e repressão, comprometendo o desenvolvimento educacional e emocional dos estudantes. Dessa forma, a pesquisa contribui para o debate sobre os impactos dessa política pública, ressaltando a necessidade de um modelo educacional que priorize o diálogo e o respeito aos direitos humanos. Resumen La militarización de las escuelas públicas en Brasil ha sido ampliamente debatida, especialmente con la implementación del modelo cívico-militar. Presentado como una solución para la indisciplina y la violencia escolar, este modelo genera preocupaciones sobre represión y violencia. Este estudio investiga denuncias de violencia en escuelas cívico-militares de Paraná (2020-2024), analizando sus impactos. La investigación, basada en registros de la SEED y del APP-Sindicato, presenta debates sobre la presencia militar y las relaciones de violencia en estas escuelas. Los testimonios señalan intimidaciones constantes y un ambiente disciplinario que afecta el bienestar emocional de los estudiantes. El estudio refuerza la necesidad de un modelo educativo democrático, inclusivo y respetuoso de los derechos de los estudiantes.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em História – Licenciatura.

Palavras-chave

escolas, violência, repressão, denúncias

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