Momento 68: a tropicália nas páginas da Revista Manchete (1968)
Carregando...
Data
2025
Autores
Santos, Érika Francisca dos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O objetivo do presente trabalho é analisar como a revista Manchete (1968) representou a Tropicália nas reportagens sobre o desfile-show Momento 68, produzido pela empresa de fibras sintéticas Rhodia em 1968 apresentado no Brasil e no exterior. O Momento 68 foi uma junção de desfile de moda com shows teatrais e musicais, composto por referências artísticas e culturais que definiam o que era aquele período. O recorte temporal é o ano de 1968, entre os meses junho e agosto. Neste período foram lançadas quatro edições da revista Manchete que noticiaram o desfile-show. A partir de discussões teóricas sobre imprensa como fonte histórica e história da moda no Brasil, serão analisadas as edições 845, 846, 848 e 854 da revista Manchete. A pesquisa concluiu que os artistas tropicalistas receberam atenção nas publicações sobre o desfile, porém a revista os caracterizou segundo sua própria interpretação do Tropicalismo, como sinônimo de brasilidade, não como um movimento que mesclava o internacional ao nacional.
Resumen
Tropicália en los reportajes sobre el desfile-show Momento 68, producido por la empresa de fibras sintéticas Rhodia. El Momento 68 fue una unión de desfile de moda con espectáculos teatrales y musicales, compuesto por referencias artísticas y culturales que definían lo que era ese período. El recorte temporal es el año 1968, entre los meses de junio y agosto. En este período se lanzaron cuatro ediciones de la revista Manchete que informaron del desfile-show. A partir de discusiones teóricas sobre la prensa como fuente histórica e historia de la moda en Brasil, se analizarán las ediciones 845, 846, 848 y 854 de la revista Manchete. La investigación concluyó que los artistas tropicalistas recibieron atención en las publicaciones sobre el desfile, pero la revista los caracterizó según su propia interpretación del Tropicalismo, como sinónimo de brasilidad, no como un movimiento que mezclaba lo internacional con lo nacional.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.
Palavras-chave
Manchete (Revista), Tropicália, movimento cultural, Rhodia (firma)