Entre a educação para as relações étnico-taciais e Antonieta de Barros: caminhos para a implementação da Lei 10.639/03
Carregando...
Data
2024
Autores
Cristino, Anna Beatriz Fernandes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Em 2023 comemoramos os 20 anos da Lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade no currículo oficial da Rede de Ensino, da história e cultura afro-brasileira, da história do continente africano e seu povo, fora da visão eurocêntrica e colonial. A partir de uma perspectiva geral do caminho que a educação e a implementação da Lei vem percorrendo, apresento o curso "Educação para as Relações Étnico-Raciais: à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no currículo escolar na região oeste do Paraná" em suas últimas duas edições acontecidas em 2020, período específico atingido pela COVID-19 e em 2023, no retorno de sua versão presencial. Apresento um pouco da trajetória de Antonieta de Barros como referência negra, principalmente para a Educação. Apoiada nas observações etnográficas feitas durante os cursos e algumas questões enfrentadas no debate teórico antropológico, proponho uma resposta para os problemas apresentados, buscando assim, uma responsabilização da antropologia ante ao resgate intelectual do pioneirismo negro. Durante todo o desenvolvimento da pesquisa, vou entrelaçando as possíveis narrativas com a minha trajetória enquanto mulher negra, sem terra, na escola e na universidade, trabalhando através do conceito de Escrevivência de Conceição Evaristo.
Resumen
En 2023, celebramos los 20 años de la Ley 10.639/03, que establece la obligatoriedad en el currículo oficial de la Red de Educación, de historia y cultura afrobrasileña, de la historia del continente africano y de sus pueblos, fuera de las ideas eurocéntricas y coloniales. Desde una perspectiva general del camino que viene tomando la educación y la implementación de la Ley, presento el curso "Educación para las Relaciones Étnico-Raciales: la implementación de las Leyes 10.639/03 y 11.645/08 en el currículo escolar de la región occidental de Paraná" en sus dos últimas ediciones, que tuvieron lugar en 2020, período específico afectado por la COVID-19, y en 2023, cuando regressa su versión presencial. Les presento um poco de la trayectoria de Antonieta de Barros como referente negro, principalmente para la Educación. A partir de observaciones etnográficas realizadas durante los cursos y de algunas cuestiones enfrentadas en el debate teórico antropológico, propongo una respuesta a los problemas presentados, buscando así responsabilizar a la antropología por la recuperación intelectual del pioneiro negro. A lo largo del desarrollo de la investigación, entrelazo posibles narrativas con mi trayectoria como mujer negra y sin tierra, en la escuela y la universidad, trabajando a través del concepto de Escrevivência de Conceição Evaristo.
Abstract
In 2023, we celebrate the 20th anniversary of Law 10,639/03, which establishes the obligation in the official curriculum of the Education Network, of Afro-Brazilian history and culture, of the history of the African continent and its people, outside the Eurocentric and colonial vision. From a general perspective of the path that education and the implementation of the Law has been taking, I present the course "Education for Ethnic-Racial Relations: the implementation of Laws 10,639/03 and 11,645/08 in the school curriculum in the western region of Paraná " in its last two editions, which took place in 2020, a specific period affected by COVID-19, and in 2023, when its in-person version returns. I present a little of the trajectory of Antonieta de Barros as a black reference, mainly for Education. Based on ethnographic observations made during the courses and some questions faced in the anthropological theoretical debate, I propose na answer to the problems presented, thus seeking to make anthropology responsible for the intellectual recovery of black pioneering. Throughout the development of the research, I interweave possible narratives with my trajectory as a black, landless woman, at school and university, working through Conceição Evaristo's concept of Escrevivência.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.
Palavras-chave
lei 10.639/03, Antonieta de Barros, educação étnico-racial, Antropologia