Quilombo também é cultura: uma sequência didática para o 3º ano

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Data

2024

Autores

Barbosa, Jozeildo Kleberson

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Resumo

O debate sobre os Direitos Humanos desde os primeiros anos escolares é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com uma sociedade mais justa e equitativa. Nessa perspectiva apresentamos uma sequência didática destinada ao para o 3º ano do Ensino Fundamental, intitulada "Quilombo também é cultura". Está organizada em cinco etapas, de forma que os conteúdos sejam abordados de forma gradual e que possibilitem fomentar práticas de cidadania e respeito aos costumes e tradições para populações quilombolas. A temática dos Direitos Humanos está incorporada em diferentes documentos e normativas educacionais, destacamos o Plano Nacional de Educação – PNE estabelece diretrizes essenciais para promover uma educação inclusiva, democrática e voltada para a cidadania, enfatizando a importância de trabalhar os Direitos Humanos no ambiente escolar. Este estudo objetiva elaborar uma sequência didática para o reconhecimento e valorização da diversidade cultural dos povos negros e quilombolas a fim de criar um ambiente de aprendizagem que valorize a diversidade, a inclusão e o respeito, preparando-os para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades e na sociedade em geral. Esta sequencia didática não pretende esgotar o tema dos Direitos Humanos e da educação para as relações étnico-raciais na escola, ao contrário, busca fomentar novas sequencias e projetos e que tenham como mote a valorização e preservação dos costumes e tradições do quilombo Pedro cubas.

Abstract

The debate on Human Rights from the early school years is essential for fosterin citizens who are aware and committed to a more just and equitable society. In this perspective, we present a didactic sequence for the 3rd grade of Elementary School, entitled "Quilombo is also Culture." It is organized into five stages, designed to introduce content gradually and encourage practices of citizenship and respect for the customs and traditions of quilombola populations. The theme of Human Rights is embedded in various educational documents and regulations, notably the National Education Plan (PNE), which sets forth essential guidelines to promote inclusive, democratic education focused on citizenship, emphasizing the importance of addressing Human Rights within the school environment. This study aims to develop a didactic sequence to recognize and appreciate the cultural diversity of Black and quilombola peoples, creating a learning environment that values diversity, inclusion, and respect, thus preparing students to become agents of change within their communities and society at large. This didactic sequence does not aim to exhaust the topic of human rights and education on ethnic-racial relations in schools; rather, it seeks to encourage new sequences and projects that focus on valuing and preserving the customs and traditions of the Pedro Cubas quilombo.

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Palavras-chave

direitos humanos, quilombo, ensino fundamental, educação inclusiva

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