A cultura da paz no ensino de língua inglesa mediado por tecnologias digitais.
Carregando...
Data
2024
Autores
Moraes, Brenda Fernanda Silva de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A pesquisa, de caráter bibliográfico, explora principalmente o tema das Tecnologias Digitais e sua interface com a aprendizagem de língua inglesa a partir do conceito da cultura da paz. Para isso, discorre a necessidade de desenvolvimento de letramento digital, da autonomia dos estudantes e a importância em se promover a cultura da paz nos espaços de aprendizagem. A partir do referencial teórico, o estudo defende uma educação humanística que enfatize o diálogo e a convivência pacífica. Reflete sobre como a aproximação dos interesses dos discentes, por meio do uso de ferramentas digitais no ensino em sala de aula, pode ser uma forma de promover a paz no ambiente escolar. Como exemplo de alternativa para a integração de tecnologias digitais na promoção da cultura da paz no ensino de Língua Inglesa, foi utilizado citado o aplicativo de linguagens e gamificação Duolingo.
Abstract
The research, of a bibliographic nature, primarily explores the theme of Digital Technologies and their interface with English language learning through the concept of a culture of peace. To this end, it discusses the need to develop digital literacy, foster student autonomy, and promote a culture of peace within learning environments. Based on the theoretical framework, the study advocates for a humanistic education that emphasizes dialogue and peaceful coexistence. It reflects on how aligning with students' interests through the use of digital tools in classroom teaching can be a means to promote peace in the school environment. As an example of an alternative for integrating digital technologies to promote a culture of peace in English language teaching, the language and gamification app Duolingo was cited.
Descrição
Palavras-chave
tecnologias digitais, paz, língua inglesa, letramento digital.