Mombe'urã
Carregando...
Data
2012-06-05
Autores
Portillo Guillen, Rafael
Silva, Denis Antonio da
Rocha, Felipe Cordeiro da
Neckel, Lais Cabral
Lucas, Rodrigo Lopes
Reyna Quijano, Graciela
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Los cuentos Mombeu ́ra Os contos navegam pelo rio paraná é um programa de extensão da pró-reitoria
de pesquisa e extensão da Unila na área de linguística, desenvolvido na tríplice fronteira entre Brasil,
Paraguay e Argentina. O programa teve ínicio em Abril de 2011 com a finalidade de integrar a
universidade com as comunidades da região. O objetivo do nosso programa é incentivar a leitura nas
escolas rurais da região, onde desenvolvíamos várias atividades como a de leitura de contos, textos e
poesias contemplando a diversidade linguística : guarani, espanhol e português. Na parte das atividades
lúdicas, levavamos musica, dança, jogos e brincadeiras. Com a orientação da professora Graciela, lemos
textos bases para a formação de leitores e contavamos com oficinas e reunioes semanais para a
preparação das atividades. Foram selecionados materiais na área de literatura infantil e adulta, educação,
linguística, músicas, textos, que serviram como base para a formação dos bolsistas, voluntários e das
atividades. No Paraguay visitamos a escola Augusto roa bastos situada no assentamento Los Comuneros
localizada na cidade de Mingua Guazu, departamento do alto paraná. A escola funciona somente nos
períodos matutinos e vespertinos com turmas de educação básica do 1o ao 9o ano. Foram realizadas oito
visitas, onde os alunos eram dividos conforme a faixa etária em salas diferentes. A participação dos
alunos era fomentada antes, durante e depois das apresentações levando em conta o feedback dos alunos
participantes. Ao final das leituras os alunos eram convidados a participar das atividades ao ar livre, com
jogos e músicas, propiciando assim , uma maior interação tanto entre nos e os alunos quanto entre os
proprios alunos . No decorrer do programa foram feitas campanhas de arrecadação de livros para
abastecer a biblioteca popular Arekaja que era acessível também a comunidade. De imediato houve um
grande interesse por parte dos alunos. Devido a isso os dois bolsistas do projeto fizeram uma visita para
organizar a biblioteca e separar os livros conforme a área de interesse. Em uma das visitas, os alunos
prepararam apresentações de contos de autores paraguaios que foram lidos em público. Demonstrando
não só o interesse pela literatura como também a habilidade em conta-los para os outros alunos. Ao
finalizar os encontros no assentamento Los comuneros, notamos que o interesse pela leitura e pelo
aprendizado de idiomas cresceu consideravelmente nos alunos. Enquanto que a procura por livros na
biblioteca passou a ser mais frequente. No Brasil as visitas aconteceram duas vezes em um assentamento
da escola agroecológica do MST, que fica situada na cidade de São miguel do Iguaçu. Apresentamos o
programa da Unila, levantamos o perfil dos alunos e fizemos atividades literarias com leituras em voz alta
e teatralização de textos e canções do movimento proposta pelos alunos. Na Argentina o local escolhido
foi na cidade de Wanda, na provincia de Misiones. Fizemos contato com os educadores , técnicos
agropecuários e pais de alunos. Que manifestaram grande interesse pelo programa.
Abstract
Descrição
Anais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila – Extensão: Grupo temático “Los cuentos, Mombe'ura: os contos navegam pelo Rio Paraná” - 05/06/12 - 08h00 às 18h00 - Unila-Centro - Salas 10 e 11 - 2o Piso
Palavras-chave
Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), São Miguel do Iguaçu (PR) - Brasil