América Latina: Formando uma Consciência Integracionista
Carregando...
Data
2012-06-05
Autores
Oliveira, Karina Fernandes de
Oliveira, Adelmo Laurentino de
Lima Pérez, Keren Cris
Alonso Marichal, Rodrigo
Souza, Nilson Araújo de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
“Formando uma consciência integracionista” é um projeto que consiste em levar à comunidade a visão de uma
necessidade histórica da integração latino-americana. Assim, a partir de noções básicas de história, geografia,
política e economia, foram discutidos os métodos de integração latino-americana baseados na cooperação. No
primeiro mês de trabalho, realizou-se a preparação dos integrantes do projeto com o material bibliográfico para
introdução ao tema da integração latino-americana. Posteriormente, foi feito o contato com a coordenação
pedagógica e os professores do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, onde o projeto está sendo implementado.
Neste contato, o projeto foi apresentado, com o respectivo cronograma e suas perspectivas. Terminada esta primeira
fase, começaram-se as preparações das aulas, oportunidade em que os integrantes estudaram o tema de cada aula
específica. Logo depois, realizaram-se reuniões para intercambiar o conteúdo estudado. A seguir, preparava-se o
material da aula, o qual tem sido entregue antes ou durante a aula para os estudantes. Terminado este processo,
preparavam-se as aulas coletivamente. Após a preparação de cada aula, entrava-se em contato com a coordenação
pedagógica do colégio para que esta marcasse uma data para ministrá-la. Foram dadas quatro aulas, durante as quais
não somente apresentava-se o material elaborado, mas também apresentava-se o conteúdo por meio de aulas
expositivas com uma certa variedade entre elas. Houve aulas com música, imagens, jogos e questionários
individuais. Além das aulas no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, os integrantes do projeto o apresentaram no
Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) e se enviou um resumo para o Congresso do
Congresso de Cultura e Educação para Integração da América-Latina(CEPIAL), esperando-se apresentar no mês de
julho de 2012. Dentre os resultados alcançados, destaca-se o primeiro contato dos estudantes do Terceiro Grau
(Magistério) do Colégio Estadual Barão do Rio Branco com uma temática nova e ausente em suas grades
curriculares: a questão da América Latina como um todo, a construção histórica de sua condição de região
periférica e dependente e o problema da integração entre os países que a conformam. Relacionado ao anterior,
visualizamos uma formação de consciência por parte dos alunos a respeito da importância da temática para nossos
povos. Quanto à equipe de bolsistas e voluntários, identificamos um aumento importante na interação com a
temática da América Latina, assim como uma aprendizagem no terreno pedagógico derivada do próprio exercício de
preparar os conteúdos e ministrar as aulas. Analisando em perspectiva, outro saldo registrado foi a própria
experiência, no sentido de que se desenvolveu um projeto-piloto que será replicado e melhorado para futuros
colégios e um número maior de países. Logrou-se também reunir materiais didáticos que servirão como insumo para
próximos projetos. Por fim, acreditamos haver contribuído para uma maior aproximação entre a UNILA e a
comunidade na qual se insere.
Abstract
Descrição
Anais do I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila – Extensão: Grupo temático “Educação para a Integração” - 05/06/12 - 08h00 às 18h00 - Unila-Centro - Salas 10 e 11 - 2o Piso
Palavras-chave
Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Integração latino-americana, Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS, Congresso de Cultura e Educação para Integração da América-Latina - CEPIAL