Metodologia multicritério como ferramenta de diagnóstico e avaliação de mobilidade turística para a região de Foz do Iguaçu/PR.
Carregando...
Data
2024
Autores
Santos, Diego dos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo investiga a aplicação da metodologia multicritério como ferramenta de diagnóstico e avaliação de mobilidade turística na região de Foz do Iguaçu, PR, desenvolvida a partir da metodologia MIVES, um modelo integrado de valor para avaliações sustentáveis. A mobilidade urbana desempenha um papel crucial no desenvolvimento sustentável das cidades, impactando diretamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos visitantes. Para abordar essa questão complexa, criou-se uma árvore de indicadores que abordou aspectos de infraestrutura turística, mobilidade e acessibilidade nos dez pontos turísticos escolhidos da região. A pesquisa envolveu a coleta de dados por meio de questionários e observações de campo, seguida de uma análise quantitativa e qualitativa e calibração dos dados. Os resultados revelaram diferenças significativas na qualidade da infraestrutura turística entre os destinos estudados, com algumas áreas demonstrando necessidade de aprimoramentos. Itaipu Binacional e Ecomuseu Itaipu se destacaram em componentes urbanos, estacionamento e conforto para pedestres, enquanto o Templo Budista e o Kattamaran II apresentaram pontuações mais baixas em diversos critérios, como sinalização e circulação de veículos leves. A pesquisa conclui que a aplicação da metodologia multicritério oferece uma abordagem abrangente para avaliar a mobilidade turística, subsidiando a tomada de decisão para melhorias na região, visando o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos em Foz do Iguaçu.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil de Infraestrutura.
Palavras-chave
mobilidade urbana, índice de mobilidade urbana, tríplice fronteira, centros turísticos, indicadores