História regional, memória e ensino de História no livro didático "Paraná povo e chão".

Imagem de Miniatura

Data

2024

Autores

Wermouth, Kariny

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O artigo compõe o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em História – Licenciatura, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o livro didático “Paraná Povo e chão - história e geografia regional”, destinado ao 4º e 5º ano do ensino fundamental, que circulou nas escolas paranaenses entre 2017 e 2019, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A análise do livro está voltada para a compreensão do conceito de região estabelecido na obra, através de critérios que caracterizam a produção historiográfica em história regional e local, visa levantar questionamentos sobre como o livro pode contribuir para a construção das memórias e identidades sobre a região entre estudantes do Paraná.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.

Palavras-chave

História regional; História local; livro didático; memória histórica

Citação

WERMOUTH, Kariny. História regional, memória e esino de História no livro didático "Paraná povo e chão". 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Gradução em História Licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2024.