Arquitetura como estímulo terapêutico em centro-escola de adaptação neurológica total.

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Data

2024

Autores

Gabriel, Mariana Dias

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Resumo

Este trabalho visa projetar um centro de adaptação e ensino na modalidade especial para pessoas com deficiência intelectual e/ou transtornos da Instituição Nosso Canto. Utilizando métodos de pesquisa qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas com profissionais, familiares, representantes da instituição Nosso Canto e representantes governamentais de Foz do Iguaçu. Levamos em consideração as necessidades especiais dos alunos em termos de mobilidade, estímulos sensoriais e socialização. Deste modo, a fim de fornecer uma abordagem prática e inovadora para a criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e eficazes para pessoas com deficiência intelectual, abordamos exemplos de instituições existentes para mesma finalidade, além de contribuirmos para compreensão mais sutil e compassiva sobre espaços adaptados em meios públicos, educativos, recreativos e clínicos.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.

Palavras-chave

estímulo terapêutico, adaptação neurológica, deficiência intelectual, arquitetura inclusiva

Citação

GABRIEL, Mariana Dias. Arquitetura como estímulo terapêutico em centro-escola de adaptação neurológica total: Um caso da escola "Nosso Canto". Orientador: Juliana Pires Frigo. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Integração Latino Americana, Foz do Iguaçu, 2024.