Análise dos mercados agroalimentares dos agricultores de Saint-Raphael (Haiti)
Carregando...
Data
2023
Autores
Osthe, John
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Na América Latina, os agricultores familiares enfrentam uma série de desafios complexos
e interligados, sendo um deles o acesso aos mercados agroalimentares. E, no caso do
Haiti, uma combinação de questões socioeconômicas, ambientais, políticas e tecnológicas
ampliam esta problemática, pois são questões que influenciam profundamente na maneira
com que os alimentos são cultivados, processados, comercializados e consumidos. O
presente trabalho tem como objetivo analisar os mercados agroalimentares dos
agricultores familiares do município de Saint-Raphael (Haiti), identificando os principais
canais de comercialização, as suas vantagens e os seus desafios, além de mapear as
estratégias que os produtores rurais têm construído e utilizado para enfrentar esses
problemas. Com esse propósito, juntamente com a utilização de fontes bibliográficas,
foram conduzidas entrevistas com 25 famílias agricultoras e com 10 atores políticos que
atuam na compra desta produção. A partir de uma amostragem não probabilística, as
entrevistas foram realizadas entre maio e agosto de 2023, sendo que uma parte delas foi
conduzida de modo online pelo autor (via aplicativos de mensagens) e outra ocorreu de
maneira presencial, com o apoio de um estudante de agronomia que reside na região
estudada. Os resultados revelam a diversidade dos produtos comercializados, os
principais canais de venda e as estratégias adotadas pelos agricultores para enfrentar os
desafios de mercado. Os principais mercados incluem as Madan-Saras, o Marché Agricole
de Saint- Raphael e os intermediários locais. As vantagens e desafios associados a cada
canal destes de comercialização são discutidos, destacando a importância das relações
comerciais e a necessidade de diversificação. O estudo ressalta a complexidade dos
mercados agroalimentares em Saint-Raphael e a desigualdade de recursos e
habilidades entre as famílias agricultoras na busca por melhores condições de
negociação.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar.
Palavras-chave
mercado agroalimentar; canais de comercialização; agricultura familiar; Madan-Sara; Haiti