Internato em urgência e emergência do SUS: relatório das vivências no âmbito hospitalar em urgência e emergência do curso de graduação de medicina em Foz de Iguaçu e São Miguel de Iguaçu

Resumo

As redes de urgência emergência são uma parte fundamental no marco operacional do sistema único de saúde de Brasil. Há variadas diferenças entre a teoria e a prática, tanto organizacionalmente como no dia a dia da prática médica. Mas ainda, vivemos num período histórico de revolução digital, onde o sigilo medico e a redes sociais ganham proeminência na relação medico paciente. Neste trabalho se discute e contrasta o marco teórico e a experiência prática de um interno de quinto ano do curso de medicina, imerso na rede de urgência e emergência em Foz do Iguaçu, Paraná. Se apresentam 5 casos clínicos acompanhados à vez de procedimentos clínicos, observados pela discente em emergências para exemplificar como é o atendimento de urgência e emergência da cidade e de outra da mesma macrorregional de saúde. Finalmente se relata o impacto da experiência no discente e aprendizagens significativos que se podem da mesma, culminando em sugerir um projeto de intervenção para diminuir a brecha entre o ideal e a realidade vivenciada.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Médico.

Palavras-chave

redes de atenção de urgência e emergência; internato em medicina; ética medica; Foz do Iguaçu

Citação

Coleções