Diálogos amefricanos entre a poesia de Nicolás Guillén e a de Solano Trindade: meu irmão de Cuba, Batuque, Macumba, Samba batendo nossos corações
Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral revisitar as obras de dois grandes poetas: o cubano
Nicolás Guillén (1902-1989) e o brasileiro Solano Trindade (1908-1974). Guillén e
Trindade compartilhavam alguns aspectos significativos: além de terem vivido
praticamente na mesma época, ambos eram homens negros e comunistas. Tais
características se manifestam na poesia dos dois autores de muitas formas, gerando
textos críticos e engajados politicamente e o reconhecimento de ambos como os
primeiros poetas a fazerem “poesia negra”, de fato, em seus países de origem. Apesar
disso, é possível dizer que não existem muitos trabalhos que coloquem a obra de Guillén
e a de Trindade em diálogo. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e
qualitativa, este trabalho busca entender melhor a relação que se pode estabelecer entre
as obras desses poetas. Para tanto, dentre outras bases teóricas, o conceito de
Amefricanidade da intelectual brasileira Lélia Gonzalez se apresenta como a principal
fundamentação teórica desta pesquisa, principalmente, ao levar em conta a questão
linguística do “pretoguês”. No entanto, é importante ressaltar que, neste trabalho, o texto
literário é considerado um ponto de partida para o desenvolvimento da investigação, que,
de forma interdisciplinar, se desdobra não só nos estudos literários, mas também no
campo de estudos da História, das Ciências Sociais e de outras manifestações artísticas,
como a Música.