A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração
Carregando...
Data
2023
Autores
Lopes, Heitor Montipó
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta monografia tem o objetivo de investigar a afinidade da crítica francesa com o
desenvolvimento do film noir, compreender de que forma os textos críticos escritos
por Roger Tailleur, Raymond Borde, Nino Frank, Jacques Rivette e François Chalais
contribuíram no delinear do noir e o consagraram na história cinematográfica. Para
isso será analisada a crítica como uma prática que não apenas avalia obras, mas que
cria novas ideias a partir do que é visto, tendo como fim entender o crítico como um
apaixonado pelo cinema, que busca em seu texto conciliar a emoção e a razão.
Importante investigar como se dá a comunicação entre quem escreve um texto e
quem o lê, como o pensamento é transmitido na organização textual. Também é
necessário perceber o espaço de convivência da crítica, o ambiente da cinefilia e qual
o impacto que essa comunidade apreciadora tem na formação do olhar sensorial.
Utilizando de uma metodologia de análise comparativa de textos críticos feitos na
França durante o final da década de 1940 e começo da de 1960, é possível observar
os estilos dos escritores e das revistas para as quais trabalham (como Cahiers du
Cinéma, de L’Écran Français e Positif). Como resultado, obter um maior entendimento
da intimidade entre a crítica francesa e o noir, visando compreender como o ofício foi
capaz de inventar e consagrar as obras pertencentes ao conjunto em um lugar de
destaque na história da cinematografia mundial.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.
Palavras-chave
film noir, cinefilia francesa, cinema