Abordagem da Febre Reumática no Contexto da APS: Relato de Caso
Abstract
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é composta pelo conjunto de ações de
saúde individuais, familiares e coletivas, que envolvem ações de promoção,
tratamento, prevenção, diagnóstico, entre outras ações. Sendo assim, os profissionais
da atenção primária de saúde (APS) são os responsáveis pelos atendimentos,
colocando em prática seus atributos como: longitudinalidade, atenção ao primeiro
contato, coordenação e integralidade. Isto posto, este texto traz um relato de caso de
febre reumática na APS, tendo como objetivos de demonstrar o papel da APS frente
às demandas complexas de saúde, abordando de maneira integral o paciente
utilizando para isso uma abordagem centrada na pessoa. A paciente, feminina, 45
anos, chega à UBS com uma queixa aguda de hipertensão arterial tendo aferida em
casa e constatada. Inicialmente tratou-se a hipertensão presente, com a utilização de
IECA sendo agendado consulta para retornar e investigar. Três meses depois, a
paciente retorna à Unidade básica de saúde (UBS) referindo possuir febre reumática
e todo seu desfecho até o momento, abordando assim a comorbidade possivelmente
de base e sendo investigado seu quadro referenciada e tratada na UBS. A febre
reumática apresenta-se com cerca de 30 mil casos anualmente e como uma das
principais causas de problemas cardiológicos. Além de exames laboratoriais, outros
exames de imagem e funcionais podem auxiliar no diagnóstico como a
ecocardiografia. Tratamento constitui principalmente por fármacos antibióticos
inicialmente e em casos mais graves tratados de formas especificas para a
comorbidade como a troca de valvas quando compromete o coração. Com este
presente caso, pode ser observado a importância de um atendimento centrado na
pessoa, considerando todo o contexto da paciente, realizando decisões terapêuticas
compartilhadas. Ainda pode ser observado como as queixas agudas podem sem mais
complexas do que realmente se pensava inicialmente, refletindo assim a importância
de um atendimento voltado para integralidade do paciente.