Reflexões e Proposições para uma Abordagem Pedagógica sobre o Amor na Escola
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Data
2023
Autores
Santos, Ricardo Leandro dos
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Resumo
A abordagem pedagógica sobre o amor na escola traz consigo grandes potencialidades
para estimular o crescimento pessoal e para a construção e consolidação de valores. O
amor é entendido como um princípio promotor de uma sociedade mais solidária, na qual a
discussão sobre os valores de tolerância e respeito estimulam o diálogo, a curiosidade do
pensar e a possibilidade de transformação social. Contudo, a implementação de uma
abordagem sobre o amor na educação também pode levantar desafios significativos,
como o enfrentamento dos preconceitos, do descaso e da negligência em relação a estes
princípios fundamentais. Assim sendo, o desafio está em buscar novas metodologias a
fim de reforçar os princípios e valores inerentes ao amor na educação de forma clara,
crítica e criativa. Por isso, traçamos o seguinte objetivo deste estudo: identificar e analisar
as reflexões e proposições para uma abordagem pedagógica sobre o amor na escola.
Esse estudo exploratório qualitativo tem como base uma pesquisa bibliográfica, dispondo
de autores conceituados na área. Os resultados obtidos neste estudo é que o amor e a
educação estão interligados e caminham juntos para uma visão mais holística e ampla de
educação. De acordo com o nosso principal referencial teórico - Paulo Freire -, é preciso
amor para que a educação aconteça de forma significativa, pois é a partir do amor que
podemos despertar a curiosidade, a busca pelo conhecimento e o interesse, bem como a
troca de vivências entre educadores e educandos. O amor não é apenas visto como um
sentimento de carinho e afeto; é a essência do processo educativo, pois através dele as
pessoas se tocam, compreendem o outro e constroem presenças coletivas, partilham
conhecimentos, relacionam-se, adequam suas formas e contribuem para a construção de
um mundo mais justo e solidário. Nesta perspectiva, a presente pesquisa salienta os
aportes do método dialógico de Paulo Freire no sentido de oportunizar a abordagem
pedagógica sobre o amor, trabalhando-o não como um conteúdo específico de uma
determinada disciplina, mas sim como elemento que deve perpassar a prática
educacional em todos os momentos e espaços escolares, visando a humanização.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Filosofia – Licenciatura.
Palavras-chave
educação, amor, humanização